terça-feira, 14 de junho de 2011

1337 - MATERIA SOBRE O INTERCOLEGIAL PUBLICADA ONTEM NO CADERNO DE ESPORTES DO JORNAL O GLOBO MOSTRA A EVOLUÇÃO DO XADREZ!

Trinta e cinco escolas inscreveram cerca de 250 atletas para a disputa do xadrez no Intercolegial 2011. A competição aconteceu sábado passado no Colégio Estadual Jeannette Mannarino, em Campo Grande. Campeão em 2010, o Colégio Santa Mônica (CSM) confirmou o favoritismo e conquistou quatro das seis categorias. Instituto Menino Jesus, de Comendador Soares; e Colégio Futuro VIP, de Vila da Penha; foram os demais campeões dos jogos. “À exceção dos federados, temos uma equipe consistente e competitiva, de classe A, com potencial de quase mestres no xadrez”, diz Jurandir Vicente Abou Hbed, professor do CSM, que também ficou com um segundo lugar e conta com 30 alunos bolsistas na unidade da Barra e total de 400 em toda a rede, somente pela modalidade. O Sistema Elite de Ensino, de Vila Valqueire – por ser estreante –, acabou sendo a grande surpresa e comprovou a evolução do xadrez no Intercolegial. Mesmo sem vencer categorias, fez a segunda melhor campanha entre as escolas, em 2011, com dois vice-campeonatos, um terceiro lugar e um quarto. Na segunda colocação da federado feminino, o grande destaque do Sistema Elite foi Eduarda de Freitas, que faturou a medalha de ouro e superou as gêmeas do CSM, Patricia e Priscila Vianna, prata e bronze, respectivamente. Campeão da categoria federado masculino, o Colégio VIP fechou a boa campanha com o quarto lugar entre os federados femininos. Os irmãos Ricardo e Guilherme Vilalba foram as estrelas da escola, chegando, respectivamente, em segundo e terceiro lugar. Depois de despontar como uma das forças em 2010, o Instituto Menino Jesus voltou a fazer história e conquistou o título do jovem masculino, com bons resultados de Matheus da Silva e Matheus Vieira, terceiro e quarto colocados. Colégio Técnico da Universidade Rural, Cevic, Colégio Naval, Gonçalves Dias, Elpídio da Silva, Centro Educacional Frontinense, Cruzeiro e Colégio Estadual Professor Antônio Maria Teixeira também marcaram presença no xadrez do Intercolegial 2011, uma realização do GLOBO, com patrocínio master do McDonald’s, organização técnica da Abadai e apoio do Sportv.
O JOVEM CAMPEÃO DO CEVIC - O xadrez sempre proporciona talentos precoces, mas Lucas dos Santos Peixoto (foto com uniforme verde do CEVIC), Centro Educacional Viana do Couto, de Anchieta, impressionou pela personalidade. O jovem de apenas 12 anos faturou a medalha de ouro no Intercolegial 2011, entre os federados. Naturalmente não foi surpresa para o pai, Wagner, seu principal incentivador: “Com quatro anos, ele se tornou o garoto mais jovem a se federar e a disputar uma competição oficial. Aos nove, jogou o estadual adulto, competindo com enxadristas mais velhos. Hoje, para o Lucas, jogar xadrez é muito tranquilo, ele controla a ansiedade e o emocional”, diz o professor, sem esconder sua admiração pela cria. Federado pelo Clube Xadrez de Mendes, Lucas conquistou o título de campeão brasileiro escolar aos seis anos (2005) e carrega um tricampeonato estadual. Gostaria de acescentar a esta matéria, a excelente arbitragem do AF Élcio Mourão e sua equipe de Árbitros. Todas as fotos do album Picasa do AF Élcio Mourão, tiradas pela sua esposa basta acessar o link:
https://picasaweb.google.com/100352863644422201350/201129IntercolegialOGloboMacDonaldCampoGrande#5617175010631479330

Nenhum comentário: