sábado, 31 de janeiro de 2009

177 - 11ª RODADA. CORUS CHESS 2009

Após o término da 11ª rodada, que aconteceu sexta-feira, dia 30 de janeiro , os GMs Levon Aronian, Teimour Radjabov, Leinier Dominguez e Sergei Movsesian estão na liderança do Grupo A do Torneio Corus Wijk aan Zee, com 6,5 pts cada um deles.
Veja o resultado desta rodada:
Grupo A:
Dominguez Perez, Leinier 1-0 Aronian, Levon
Smeets, Jan ½-½ Stellwagen, Daniël
Kamsky, Gata 1-0 Karjakin, Sergey
Van Wely, Loek 0-1 Movsesian, Sergei
Adams, Michael ½-½ Ivanchuk, Vassily
Wang Yue 0-1 Radjabov, Teimour
Morozevich, Alexander ½-½ Carlsen, Magnus
No grupo B, que conta com a participação do GM brasileiro Henrique Mecking (Mequinho), e que perdeu essa rodada (11ª) para Kasimdzhanov, Rustam, permanece com 3,5 pts.
O GM inglês Nigel Short é o líder isolado, com 7,5 pontos. Resultado da 11 rodada do grupo B:
Caruana,Fabiano 1-0 Sasikiran, Krishnan
Motylev, Alexander ½-½ Volokitin, Andrei
Vallejo Pons, Francisco 1-0 L'Ami, Erwin
Navara, David 0-1 Short, Nigel D
Efimenko, Zahar 0-1 Reinderman, Dimitri
Mecking, Henrique 0-1 Kasimdzhanov, Rustam
Werle, Jan ½-½ Hou Yifan
A 12 rodada esta programada para 31 de janeiro:
Grupo A
Round 12 - Saturday the 31s
S. Movsesian - T. Radjabov
D. Stellwagen - Y. Wang
M. Carlsen - J. Smeets
L. Aronian - A. Morozevich
V. Ivanchuk - L. Dominguez
S. Karjakin - M. Adams
L. van Wely - G. Kamsky
Grupo B
Round 12 - Saturday the 31s
R. Kasimdzhanov - E. l'Ami
Y. Hou - F. Vallejo Pons
K. Sasikiran - J. Werle
D. Reinderman - F. Caruana
N. Short - Z. Efimenko
A. Volokitin - D. Navara
H. Mecking - A. Motylev
Site oficial do evento, acesse e saiba mais: http://www.coruschess.com/

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

176 - MORRE MESTRE DE JIU - JITSU HÉLIO GRACIE, AOS 95 ANOS

Embora esta noticia nada tem haver com o xadrez, mas resolvi posta-la em função de ser um admirador do marivolhoso trabalho que Hélio Gracie realizou no transcurso de sua vida, um exemplo a ser seguido de dedidcação, carater e amor ao esporte que praticava, ensiva e difundia.
Sem duvida uma grande perda para esporte mundial. Segue abaixo a noticia completa, o faço com grande pesar em função do apreço e admiração que sempre tive e terei por Hélio Gracie!

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Um dos mais respeitados mestres de artes marciais do Brasil morreu nesta quinta-feira. Aos 95 anos, Hélio Gracie morreu em Itaipava, região serrana do estado do Rio de Janeiro. O enterro está marcado para as 17 horas no cemitério municipal de Petrópolis.

Conhecido por ser um dos pioneiros do jiu-jítsu moderno, também chamado de Brazilian Jiu-Jitsu, Hélio Gracie é pai de importantes lutadores desta arte marcial e de vale tudo, como Royce e Rickson Gracie.Todas as academias de jiu-jítsu da família Gracie - que possuem sedes em todo o mundo, incluindo América do Sul, Estados Unidos, Europa e Israel - estarão fechadas nesta quinta-feira em luto pela morte do patriarca.Nós últimos anos de vida, Hélio Gracie se mostrava chateado com a mercantilização do esporte que ele criou. "O jiu-jítsu que criei foi para dar chance aos mais fracos enfrentarem os mais pesados e fortes. E fez tanto sucesso, que resolveram fazer um jiu-jítsu de competição.""Gostaria de deixar claro que sou a favor da prática esportiva e da preparação técnica de qualquer atleta, seja qual for sua especialidade. O problema consiste na criação de um jiu-jítsu competitivo com regras, tempo inadequado e que privilegia os mais treinados, fortes e pesados", disse, em entrevista à revista Fightingnews.Segundo o site norte-americano sherdog.com, especializado em artes marciais, a luta criada por Hélio Gracie "teve um profundo impacto no MMA (ou vale tudo)". O site ainda lembrou que seu filho Royce venceu por três vezes o UFC, principal competição de MMA, nos anos de 1993 e 1994.Para a revista GracieMag, de sua família, o mestre disse, pouco antes de morrer, que "fez da dignidade do esporte uma bandeira. Zelo pelo nome da minha família com carinho e nervos de sangue". Em uma entrevista anterior, afirmou que tinha dito aos seus filhos que quando morresse queria uma festa, "sem bebida, sem esculhambação".
fonte: http://esporte.uol.com.br/lutas/ultimas/2009/01/29/ult4362u443.jhtm

175 - FESTIVAL DE XADREZ GIBRALTAR 2009

Acontece de 27 de Janeiro a 5 de fevereiro.
Gibraltar é um território britânico ultramarino localizado no extremo sul da Península Ibérica. Corresponde a uma pequena península, com uma estreita fronteira terrestre a norte, é limitado, dos outros lados, pelo Mar Mediterrâneo, Estreito de Gibraltar e Baía de Gibraltar, já no Atlântico. O nome Gibraltar origina-se da expressão árabe jabal al-Tariq (ﺨﺒﻝﻄﺭﻕ) que significa "montanha do Tarique". A montanha, um promontório militarmente estratégico na entrada do mar Mediterrâneo, guarnece o estreito oceânico que une a África ao continente europeu. O nome é uma homenagem ao general muçulmano Tariq ibn Ziyad que no ano de 711d.C. aí desembarcou, iniciando a conquista do reino visigótico.
O evento é promovido pelo Caleta Hotel. Em todas as modalidades serão jogadas em 5 rodadas, pelo sistema Suíço. Na categoria Challengers 1, disputa o brasileiro Steffenello Leonard (radicalizado na França), 2164 de rating que ganhou na primeira rodada de Helin Mikael da Suécia com 1974, já na segunda rodada o brasileiro perdeu paro o Inglês Horton-Kitchlew Andrew de 2084. Na terceira rodada Steffenello Leonard empatou com o francês Suez-Panamá Gilles 2032. Com 1,5 pts na competição o brasilerio enfrenta na quarta rodada o norueguês Demac Elias que tem 2 pts.
O evento tem como convidado especial o antigo campeão mundial Boris Spassky 1969-72 que ficou hospedado no Hetel Caleta juntamente com os atletas, o que faz com que o acesso a eles fosse muito melhor e pudesse assim compartilhar socialmente com jogadores de vários lugares do mundo num clima amigável e cordial, ressalta Spasky, que permanecerá por apenas 3 dias no local do evento.
O prêmio para o Campeão na categoria Mestres, onde vários GMs são candidatos ao excelente premio de € 15.000 (quinze mil euros). A liderança nesta modalidade pertence aos GMs Dzagnidze Nana , SockoBartsz e Cotronias Vasileios, todos com 3 pts , a próxima rodada, a 4 acontecerá nesta sexta-feira.

Maiores detalhe e toda a cobertura do evento, acesse o site oficial: http://www.gibraltarchesscongress.com/gib2009/index.html

174 - EMPOSSADA DIREÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE XADREZ NO KWANZA SUL

Sumbe - A nova direcção da Associação Provincial de Xadrez no Kwanza Sul para o quadriénio 2009/2012, liderada por António Francisco Soares, tomou posse quarta-feira, na cidade do Sumbe. Foram também empossados Augusto Camilo, no cargo de presidente da mesa da assembleia geral, Rui Francisco (vice-presidente), e o secretário-geral, César Rodrigues. Na ocasião, o novo líder da associação de xadrez, António Soares, disse ter como linhas de actuação a massificação da modalidade na província, com vista a elevar este desporto a níveis já alcançados num passado recente.
Para tal, disse contar com o apoio das autoridades locais e da classe empresarial. Anunciou para o primeiro trimestre deste ano a construção do centro de formação de xadrez na cidade do Sumbe. Por sua vez, o director local da Juventude e Desportos, Manuel do Nascimento da Silva, apelou à nova direcção no sentido de trabalhar em prol do desenvolvimento do xadrez na região.
fonte:http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/desporto/Empossada-direccao-associacao-Xadrez-Kwanza-Sul,97ce88de-f5f3-424b-95ff-e77edd68336a.html

173 - SITE DESAFIA CRIATIVIDADE HUMANA NO XADREZ

SÃO PAULO – Um software chamado Thinking Machine mostra o processo de raciocínio de uma máquina durante uma partida de xadrez.
Nesta quarta geração do programa, os desenvolvedores criaram uma peça com o objetivo de traçar detalhadamente a complexidade dos pensamentos que envolvem a estratégia do jogo de tabuleiro. Cada possível movimento, de máquina e humano, é projetado por curvas coloridas (esverdeadas para o usuário e alaranjadas para inteligência artificial) enquanto o computador ‘pensa’ na jogada.
A tecnologia usada foi um aplicativo em Java 1.1, construídos a partir da base de algoritmos simples e de partidas de xadrez. Segundo descrição dos próprios criadores, não é um programa para jogadores peritos, e sim, para quem tem interesse científico.
Conforme a partida contra a máquina progride, o aplicativo mostra o modo que o jogo irá se desdobrar. Alguns jogadores mais experientes poderão desafiar o sistema inteligente de adivinhação da máquina e vencê-la.
A ferramenta virtual já existe desde 2002, como protótipo, porém, só teve sua edição “para internet” agora, em sua quarta e mais atual vertente.
A URL do site é: http://www.turbulence.org/spotlight/thinking/chess.html.

172 - 17º OPEN DE XADREZ DA CIDADE DE ITU SERÁ NO DIA 15 DE FEVEREIRO

Como parte das comemorações dos 399 anos da cidade, a Secretaria de Esportes da Prefeitura de Itu está com inscrições abertas para o 17º Open de Xadrez Cidade de Itu, que será realizado no domingo, dia 15 de fevereiro, a partir das 9h, no Salão de Festas da Vila Vicentina.
As inscrições podem ser feitas pela internet, preenchendo a ficha de inscrição e enviando para o email: semeitu@terra.com.br.
Por fax o enxadrista precisa preencher a ficha de inscrição e enviar para (11) 4025-9216 ou no dia e local do evento. Para todas as formas de inscrição deve-se efetuar o pagamento no dia do evento, das 8h às 9h30.
A taxa de inscrição é de R$ 30. Jogadores da categoria sub-8, sub-10 e sênior (mais de 60 anos) tem 50% de desconto. Enxadristas residentes em Itu, Mestres Internacionais (MI) ou Grandes Mestres (GM) estão isentos.
Podem participar enxadristas federados e o Open será válido para o Circuito Paulista de Xadrez Dinâmico da Federação Paulista de Xadrez. O torneio será disputado em sete rodadas pelo sistema suíço de emparceiramento (Swiss Perfect) e de acordo com as regas da Federação Internacional de Xadrez para a modalidade de xadrez rápido.

Mais informações podem ser obtidas através do regulamento do Open.

Programação:
8h às 9h30 – Inscrições e confirmações
9h30 – Abertura Oficial
9h45 – Divulgação do emparceiramento da 1ª rodada.
10h – 1ª rodada
Premiação: 30 minutos após o encerramento da última rodada.
Publicado por Deborah Dubner

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

171 - CORUS 2009 - GRUPO "B"- MEQUINHO TEM AGORA 3,5 PTS





Mequinho tem mais uma dificil batalha, mas não impossível, amanhã dia 30 de janeiro, no grupo “B” do Corus em Wijk aan Zee, na Holanda, vai enfrentar um dos vice-líderes do forte torneio, Rustan Kasimdzhanov, 2678, o Campeão Mundial 2004-2005 (FIDE), que esta com 6 pts na competição. Henrique meking está com 3,5 pts, mas já provou que pode superar qualquer adversário nesse grupo “B”, pois a vitória sobre K. Sasikiran na 7 rodada, e o empate na 9 rodada com N.Short, líder isolado da competição com 6,5pts, mostram a força do “ancião e pai do xadrez brasileiro” no Corus 2009.
Ficamos aqui torcendo por Mequinho,que com certeza melhorará seu rating, já pelos resultados conquistados.



Round 11 - Friday the 30th
H. Mecking - R. Kasimdzhanov
A. Motylev - A. Volokitin
D. Navara - N. Short
Z. Efimenko - D. Reinderman
F. Caruana - K. Sasikiran
J. Werle - Y. Hou
F. Vallejo Pons - E. l'Ami
Veja como foram as partidas até agora, acessando o link:Watch the games

170 - 1º FESTIVAL INTERNACIONAL DA CIDADE MARAVILHOSA - CLUBE DE XADREZ GUANABARA

Vinicius Vilela, rating 2227 e
enxadrista do PSXC ao vencer Bruno Cava (S/R) do AXXM, assegura a liderança isolada da competição na terceira rodada com 3,0 pts a 4 rodada acontece hoje, dia 29 de janeiro as 18:00hs no Clube de Xadrez Guanabara, no centro do Rio de Janeiro. O MF Wagner Guimarães Peixoto, Braulio dos Santos Jr, e o tambem MF Luismar Brito, seguem logo atrás do lider com 2,5pts.
A competição é organização do GM Darcy Lima e arbitragem do AN Carlos Carvalho e somente participam jogadores em dia com as taxas CBX/FIDE de 2009.
O campeão ganhará vaga para o Torneio Fechado com Norma de MI, que começará dia 09 de fevereiro. O torneio premiará os dez primeiros colocados além do melhor sênior e do melhor jogador do clube.
A premiação será de R$ 3000,00 - 20% e a taxa de inscrição foi de R$20,00
Site oficial do evento: http://www.cxg.org.br/festival1.htm

169 - I CONGRESSO ITAUNENSE DE XADREZ

I CONGRESSO ITAUNENSE DE XADREZ
Objetivo: Apontar o Campeão Itaunense Absoluto de Xadrez de 2009.
Local: Praça da Matriz - Centro - Itaúna - Minas Gerais.
Data: 31 de Janeiro, 01, 07, 08 e 15 de Fevereiro 2009.
Participação: Fechado a 16 participantes convidados nascidos ou residentes em Itaúna, e
Atuantes na prática enxadrísticas local, estadual e nacional.
Taxa de Inscrição: R$ 5,00 (Cinco Reais)
Sistema de disputa: Eliminatória Dupla com repescagem 2ª Fase. As regras do evento
respeitarão o Regulamento de Torneios da Fide (Federação Internacional de Xadrez).
Ritmo de Jogo: Match de 3 partidas 30 minutos consecutivas. Permanecendo o empate, 2
partidas de 5 minutos (relâmpago) até uma decisão final.
Programação:
Dia 31/01/09 - Sábado
17h00min. Congresso Técnico e Abertura.
18h00min. – 1º Match 1ª Fase
Dia 01/02/07 - Domingo
10h00min. – 2º Match 1ª Fase e 1º Match 2ª Fase
Dia 07/02/09 - Sábado
18h00min. – 3º Match 1ª Fase e 2º Match 2ª Fase
Dia 08/02/09 - Domingo
10h00min. – 4º Match 1ª Fase e 3º Match 2ª Fase
Dia 15/02/09 - Domingo
10h00min. – Finalíssima vencedor 1º Fase x vencedor 2º Fase e disputa 3º lugar.
Observação: O empate dará o título aos vencedores da 1ª Fase.
13h30min. – Encerramento e Premiação: Troféus para os 3 primeiros colocados.
Observação: Será sorteado um relógio analógico de xadrez no dia da premiação para os
Jogadores que participaram em 100% (total) de suas partidas no evento, isto é, que não
faltaram em nenhuma de suas partidas (WO).
Coordenação e Arbitragem: Walter Ferreira Júnior - (37) 3242-9747 / (37) 9947-5253
foto: Walter Ferreira Júnior é o coordenador do evento.
fonte: http://www.cepex.com.br/principal.htm

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

168 - XADREZ AÇU-RN. TORNEIO INICIO RELÂMPAGO VITÓRIA DO CEARENSE FELIPE ARAÚJO




O Clube de Xadrez de Açu deu início as suas atividades do ano de 2009 e aproveitando a visita de Felipe Araújo, campeão cearense em 2005, realizou dia 27 de janeiro/09 um torneio relâmpago disputado no ritmo de 5 minutos nocaute. A competição com a participação de 14 enxadristas foi disputada no Sobrado das Artes, onde funciona a escola de artes da Prefeitura Municipal de Açu.




Classificação final:

01º FELIPE ARAÚJO (Ceará);
02º GEORGE TAVARES;
03º FABIANO ARAÚJO;
04º VALDERI TAVARES;
05º THALES BRUNO;
06º EDILSON FERNANDES;
07º ALEXANDRE SOARES;
08º BRUNNO RICARTE;
09º EDUARDO GALVÃO;
10º RAMON FERREIRA;
11º JOÃO VICTOR CORTEZ;
12º HALYSSON MARLON;
13º JORDAN KERVEN
14º JONNAS LOPES.
fonte: http://xadrezclube.blogspot.com

167 - 11.º CIRCUITO DE XADREZ DO BARREIRO.

2.ª Prova do Torneio na Juventude Lavradio. Muita animação ao longo da tarde!
Decorreu dentro de um bom ambiente, especialmente para aqueles jovens jogadores que agora começam a dar os primeiros passos na modalidade, a 2º Prova do Torneio na Juventude Lavradio, que se realizou na sede social da Juventude do Lavradio, no âmbito do 11º Primeiro Circuito de Xadrez do Barreiro.
Muitas ausências em relação à 1º Jornada, realizada no domingo passado, agora participaram 34 jogadores e contou-se apenas com uma jogadora. Muitas equipas do Barreiro, GD ferroviários Barreiro, GDCR Bonfim, Blandia, Santoantoniense FC, GDCR Bonfim , SCR 1º Agosto Paivense, Juventude Lavradio, e alguns a título individual marcaram presença, assim como equipas de fora do concelho, casos como a EDP, Ateneu Setubalense e GX Alekhine. Houve ainda jogadores do escalão Sub/8 , que jogaram e outros escalões , mas não contaram para a classificação.
Classificação por escalões:
Veteranos:
1º Vítor Mira ( GD Ferroviários Barreiro),
2º Duarte Silva (SCR 1º Agosto Paivense9;
3º João Cardina (GX Alekhine)
Seniores:
1º Vítor Morais (EDP),
2º Carlos Santos ( Individual),
3º Dinis Barros ( GDRC Bonfim ),
4º Dinis Tiago(GDRC Bonfim)
5º Paulo Barreto (Blandia)
6º Carlos Ferreira ( GD Ferroviários Barreiro)
7º Samuel Silva (Ateneu Setubalense)
8º Ilie Totoi ( SCR 1º Agosto Paivense)
9º Fernando Rosado (Ateneu Setubalense )
Sub/18 Masculinos:
1º Pedro Agapito ( Blandia9)
2º Manuel Santos (Blandia)
3º Fernando Casanova ( GDRC Bonfim )
Sub/16 Masculinos:
1º Vladimir Ulyanovskyy ( GD Ferroviários Barreiro)
2º Miguel Sousa ( GD Ferroviários Barreiro)
Sub/14 Masculinos:
1 Luís Agapito ( Blandia)
2º Alex Barreto (Blandia)
Sub/12 Masculinos:
1º Jorge Correia (Santoantoniense FC 9)
2º Tomas Santos (Blandia9)
Sub/12 Feminino:
1ª Inês Raposo ( Juventude Lavradio )
Sub/12 Masculinos:
1º André cabaça ( Juventude Lavradio)
2º Hugo Ferreira (GD Ferroviários Barreiro
3 Gonçalo Silva ( GDRC Bonfim)

Foto e texto - Manuel Pina

166 - FESTIVAL DE XADREZ EM MOSCOU - OPEN 2009

30 janeiro a 9 de fevereiro, o Estado Russo Social Universidade.
foto: Anna Muzychuk é top rated no Open C
Festival Internacional de Xadrez "Moscou Open 2009" terá lugar no dia 30 janeiro - 9 de fevereiro, o Estado russo Social na Universidade Vilgelma Pika rua em Moscovo.
O festival é composto de 7 separados torneios:
Open A,
Open B,
Open mulheres C,
xadrez escolar campeões do torneio Aberto D,
xadrez escolar equipas torneio Aberto E,
A Taça do Reitor da RSSU de xadrez equipas de universidades,
Open F, na Copa do Mundo xadrez composições resolver,
Open G. árbitros "seminário sob FIDE clientelismo e conferência" Xadrez no sistema de ensino da Rússia e no Mundo "são detidos ao mesmo tempo".
O tempo de controle que é válido em todos os torneios é de 105 minutos por jogador para o jogo inteiro, com mais 30 a partir do segundo incremento mover um.
O Diretor do torneio é Kostyev Alexander, chefe da Cadeira de Xadrez em RSSU, e Chief Arbiter é Panagiotis Nikolopoulos, presidente do Comité FIDE Arbiter. Total prize fund is 7 milion rubles, which is roughly 165.000 EUR! Total do fundo de prêmios é de 7 milhões rubles, que é cerca de 165,000 euros!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

165 - I CAMPEONATO MAGISTRAL MEMORIAL FELIX ALEXANDER SONNENFELD

Felix Alexander Sonnenfeld
(texto do AI Friedrich Salamon)
Felix nasceu no dia 18 de março de 1910, filho de imigrantes alemães.
Morreu aos 83 anos, 12/2/1993 em Miguel Pereira
Felix ganhou a vida como funcionário publica federal.Sua paixão era a solução e a criação de problemas, especialmente de mate ajudado em dois . Para jogar xadrez e cuidar da sua paixão associou-se a Federação Brasileira de Xadrez, fundada em 1924 e instituída em 1927, onde se tornou membro ativo. Em 1941, quando Getulio Vargas mandou criar a Confederação de Xadrez do Brasil fui escolhido para adaptar o estatuto da Federação de Xadrez do Brasil para a nova Confederação Brasileira de Xadrez. Participou ativamente da criação das federações fundadores da nova entidade, Federação Metropolitana de Xadrez (do Distrito Federal), do Estado do Rio de Janeiro, Paulista e Mineira, necessário para filiar a entidade a FIDE. Aposentado no serviço publica, fui nomeado Diretor Técnico pelo então Presidente da Federação Metropolitano de Xadrez, Luciano de Andrade, que arranjou para ele uma remuneração como empregado do Automóvel Clube do Brasil. Não era um jogador brilhante no tabuleiro, porque aproveitava as partidas para buscar inspirações para os problemas, que criava.
Com o patrocínio da FMX participou em 1971 do Match Inter-Nações, que venceu na categoria Mate em dois. Criou então, com a ajuda de outros problemistas, a União Brasileira de Problemistas. Em 1983, quando o Match fui oficializado pela FIDE como Campeonato Mundial , venceu novamente na mesma categoria.
Como arbitro teve seu momento de gloria como arbitro adjunto do Interzonal de Petrópolis, quando foi homenageado pelos grandes mestres da época, por suas criações de problemas.
Encontrei Felix Alexander Sonnenfeld em 1971, que achou alguém que falasse alemão com ele.
Fizemos logo douradora amizade, porque Felix achou que pegar carona num carro com o numero do ano de nascimento dele e tendo como motorista um homem com os mesmos iniciais, F.A. S. tinha achado o sucessor natural dele. Em 1972 estudamos junto o regulamento do sistema suíço, a última novidade, e em 1973 , quando Luciano de Andrade deixou a Presidência da Federação Metropolitana , aposentou-se, morando em MIGUEL Pereira, onde tinha parente, e eu, em 1974, assumi o lugar dele, como ele tinha vaticinado.
Agradeço a iniciativa do PSXC , por se lembrar de um grande benemérito do xadrez brasileiro .
Entrada franca
Diretor: AI Friedrich Salamon Arbitro Geral
AI Mauro AmaralArbitro adjunto: AR Elcio Mourão
Comissão de organização do Festival:
Eduardo Arruda, Celso Renato e Waldemar Costa
Datas de 1 a 8 de fevereiro de 2009
Local dos Jogos: Sitio das Águas Belas - Estrada dos Bandeirantes 13110 - Vargem Pequena - Rio de Janeiro - RJ tel: (21)2442 5984
Em razão de problemas operacionais o MI Leonardo Tristan da Argentina foi substituido pelo atleta José Chauca do Peru.
No dia 1 as 13 horas será servido um coquetel para os presentes.
Todos os leitores do blog estão convidados.
Apoio: Projeto Xadrez Vencedor












Organização: Praça Seca Xadrez Clube:

Na abertura do Torneio oficial do PSXC dia 13 de janeiro de 2009 foi feito o sorteio dos participantes, visando facilitar as preparações, conforme consta no convite aos atletas.
List of PlayersNo Name Feder Intl Id Rtg Title
1. Silva, Celso Renato Rodrigues BRA 2122235 2196
2. Santos, Marcus Vinicius Moreira BRA 2103125 2394 im
3. Guerrero, Alvaro URU 3000478 2178
4. Perdomo, Leandro ARG 109746 2387 im
5. Cunha, Eduardo Arruda BRA 2100916 2206 fm
6. Saldano Dayer, Horacio ESP 103411 2449 im
7. Chauca, Jose PER 3802795 2173
8. Medeiros Jr, Jorge Luiz Cabral BRA 2122200 2295 fm
9. Guimarães, Wagner Peixoto BRA 2100940 2253 fm
10. Limp, Eduardo Thelio BRA 2100207 2389 im
Site oficial do evento, acesse e saiba mais: Fotos, emparceiramento, local e muito mais: Clique aqui

164 - CORUS 2009 - GRUPO "B"- 9 RODADA

Henrique Mecking enfrenta hoje dia 27 de janeiro, o britânico N. Short, atual lider da competição no grupo "B" com 5,5pts. Mequinho jogará de brancas e poderá surpreender como fizera na 7 rodada jogando tambem de brancas contra K. Sasikiran, o indiano de maior rating da competição, 2711. Embora Mequinho tenha apenas 2,5 pts e está na última colocação, uma vitória hoje o deixaria numa posição bem confortável neste seleto e forte grupo da versão 2009 do Corus que este ano parece ser o mais forte de todas as versões ja realizadas.
O Padrinho de xadrez do Brasil é o ancião do grupo "B". Esta é a sua terceira visita ao Wijk aan Zee, tendo jogado em 1971 e 1978, terminando em sexto e sétimo lugar, respectivamente. Seu último evento foi o "King's veteranos do torneio, na Roménia", onde marcou 50%. Mequinho atingiu seu pico no xadrez internacional em 1977, chegando ao rating de 2635 (quando uma ELO 2600 era como hoje, 2700 ++!), e foi classificado em terceiro no mundo, atrás apenas Karpov e Kortchnoi. Sua ilustre carreira chegou a um impasse devido às questões de saúde, e ele se aposentou do xadrez, durante muitos anos. Mas volta a jogar de maneira brilhante e mostra que ainda pode dar muitas alegrias ao xadrez brasileiro e mundial.
Resultado da 9 rodada:
Corus B
A. Volokitin - R. Kasimdzhanov ½-½
H. Mecking - N. Short ½-½
A. Motylev - D. Reinderman ½-½
D. Navara - K. Sasikiran 1-0
Z. Efimenko - Y. Hou ½-½
F. Caruana - E. l'Ami 1-0
J. Werle - F. Vallejo Pons0-1

Resultado da 10 rodada:
Corus B
R. Kasimdzhanov - F. Vallejo PonsE. l'Ami - J. Werle 1-0
Y. Hou - F. CaruanaK. Sasikiran - Z. Efimenko 0-1
D. Reinderman - D. Navara ½-½
N. Short - A. MotylevA.
Volokitin - H. Mecking ½-½

163 - CAMPEONATO MINEIRO ABSOLUTO 2008 - FASE FINAL

Final do Campeonato Mineiro de 2008 (Varginha, 23 a 30 de janeiro de 2009)
Evandro Barbosa 2220 e Sergio Oliveira 2175 lideram a competição até o momento com 5 pts, seguidos por Frederico Gazel 2251 com 4.5 pts.
Organizer(s) : Clube Varginhense de Xadrez
Tournament Director : Carlos Alberto Filgueira Resende
Chief or supervising arbiter : AN-Wagner Terensi de Rezende
Town : Varginha - Minas Gerais - Brasil
Rating-Ø : 2162
Date : 2009/01/23 To 2009/01/30


Participant List:
1 BARBOSA, Evandro Amorim 2115824 2220 BRA SS do Paraíso
2 RAMOS, Bruce Vicente 2120372 1947 BRA Três Corações
3 LAPERTOSA, Júlio 2108976 2130 BRA Belo Horizonte
4 DE OLIVEIRA, Sérgio Eduardo 2120070 2175 BRA Montes Claros
5 MAGALHÃES, João Luis UR BRA Belo Horizonte
6 MACHADO, Gilmar Dias 2106302 1982 BRA Varginha
7 FM MOLINA, Roberto Junio Brito 2109450 2363 BRA Belo Horizonte
8 BATISTA, Gérson Peres 2102706 2210 BRA SS do Paraíso
9 IM ROCHA, Wellington Carlos 2100738 2434 BRA Montes Claros
10 FM LADEIRA, João Bosco Amado 2104067 2290 BRA Vespasiano
11 GAZEL, Frederico 2112779 2251 BRA Belo Horizonte
12 BUENO FILHO, Júlio Sílvio 2115093 2090 BRA Lavras


Rank after round 6:
1 4 DE OLIVEIRA, Sérgio Eduardo 2175 BRA Montes Claros 5 16,25 0 4 3½
2 1 BARBOSA, Evandro Amorim 2220 BRA SS do Paraíso 5 7,00 0 5 0
3 11 GAZEL, Frederico 2251 BRA Belo Horizonte 4½ 8,50 0 3 1
4 7 FM MOLINA, Roberto Junio Brito 2363 BRA Belo Horizonte 4 11,25 0 2 2½
5 9 IM ROCHA, Wellington Carlos 2434 BRA Montes Claros 4 9,00 0 3 1½
6 8 BATISTA, Gérson Peres 2210 BRA SS do Paraíso 3½ 5,50 0 3 ½
7 10 FM LADEIRA, João Bosco Amado 2290 BRA Vespasiano 3 6,75 0 1 1
8 3 LAPERTOSA, Júlio 2130 BRA Belo Horizonte 2 5,75 0 1 1
9 12 BUENO FILHO, Júlio Sílvio 2090 BRA Lavras 2 4,50 0 1 ½
10 6 MACHADO, Gilmar Dias 1982 BRA Varginha 1 3,50 0 0 1
11 5 MAGALHÃES, João Luis 1856 BRA Belo Horizonte 1 2,00 0 0 ½
12 2 RAMOS, Bruce Vicente 1947 BRA Três Corações 1 1,50 0 0 0

Round 7 on 2009/01/27 at 15:00:
4 de Oliveira Sérgio Eduardo 2175 x Bueno Filho Júlio Sílvio 2090 12
5 Magalhães João Luis UR x Lapertosa Júlio 2130 3
6 Machado Gilmar Dias 1982 x Ramos Bruce Vicente 19472
7 FM Molina Roberto Junio Brito 2363 x Barbosa Evandro Amorim 2220 1
8 Batista Gérson Peres 2210 x Gazel Frederico 2251 11
9 IM Rocha Wellington Carlos 2434 x FM Ladeira João Bosco Amado 2290 10

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

162 - MINH TRAN THANG - DOURADO MENINO VIETNAMITA DO XADREZ!

Nhan Dan - O Vietnã sediou com sucesso o Campeonato Mundial da Juventude Xadrez pela primeira vez em Vung Tau, de 19 de outubro a 31 outubro de 2008, com o menino 'fenômeno' Minh Tran Thang considerado um dos mais destacados entre os eventos esportivos do Vietname em 2008.
O torneio contou com a participação de 1500 concorrentes de 72 países e territórios, incluindo 120 mil mestres da Rússia, França, os E.U.A, Hungria, Índia, China ...
Com apenas 8 anos de idade, Minh Tran Thang se tornou um fenômeno quando ele superou outros 94 concorrentes na categoria U-8 para conquistar a única medalha de ouro para o Vietname.
Como anfitrião, o Vietname definiu uma meta de ganhar pelo menos um ouro, mas não esperava que seria através do jovem mestre Thang no meio de outros favoritos mais experientes e até veteranos. Neste torneio, grande mestre Nguyen Ngoc Truong Son agarrou apenas uma prata em U-18 categoria.
Thang teve uma vitória fácil sobre Jonah Lee do Canadá na última ronda, em 30 outubro. E após 11 rodadas do torneio suíço, ele garantiu 10 pontos para a medalha de ouro.
Sua única perda foi na quinta rodada para o Irão de Alireza Olamaei. Todos devem concordar que este menino nasceu para jogar xadrez. Nascido em Dong Ngac município, distrito Tu Liem, Hanoi em uma família pobre, Thang, inspirada pelo seu irmão e irmã encontrou sua verdadeira paixão no xadrez quando tinha apenas quatro.
Seu talento foi logo descoberto pelo treinador em Hanói que forneceu-lhe uma formação sistemática. Este talentoso e trabalhador garoto realmente deixou impressionado o treinador.
Tornando-se o campeão mundial em U-8, a nova esperança para o xadrez vietnamita, Tran Minh Thang, causou realmente uma forte impressão sobre os concorrentes internacionais.
Para este talentoso jovem mestre, que é a sua 16a medalha de ouro, além de suas outros 15 de ouro, já ganhou competições nacionais e internacionais
Fonte:http://www.nhandan.com.vn/

161 - TORNEIO DE XADREZ AGITA A CIDADE DE CORUMBÁ!

A Décima Terceira edição do InterEscolar de Xadrez é o mais acirrado de todos os tempos, sem precedentes na história do esporte estudantil corumbaense. Isso é o trabalho desenvolvido pela Prefeitura Municipal, através da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), com uma política séria e compromissada com o esporte.
Yago Oliveira do Colégio Adventista passa a liderar o InterEscolar com 6.5 pontos, após as nove rodadas. Em segundo lugar está Izadora Cavalcanti da Escola Neusa Assad Malta – ENAM com 5.5 pontos.Em terceiro lugar está Jonathan Lopes (E.E. Dom Bosco) e Maycon Vianna (E.E. João Leite de Barros) ambos com 5.0 pontos. Em quinto Fernando Gallardo (E.E. Dom Bosco) com 4.0 pontos, em sexto Gardy Alves (Colégio Objetivo) com 3.0 pontos, em sétimo Júlia da Silva com 1.0 ponto, e em oitavo Marjorie Garcia (Colégio Objetivo) com zero ponto.No InterEscolar (12 a 14 anos), Rafael Antunes lidera com 2.0 pontos. Em segundo está Eric Marracini do Colégio Salesiano de Santa Teresa com 1.0 ponto, e em terceiro lugar está Jonathan Sousa do Colégio Objetivo zero ponto.
O próximo encontro entre os enxadristas acontece nesta quarta-feira dia 28 de janeiro no Edifício Corumbá localizado na rua 13 de junho, 1201 às 14h, com a 10ª e 11ª rodada, e a 4ª rodada.Confira os confrontos da 10ª rodada, às 14h :1 Júlia da Silva : Maycon Vianna 2 Jonathan Lopes : Fernando Gallardo 3 Gardy Alves : Yago Oliveira 4 Marjorie Garcia : Izadora CavalcantiConfira os confrontos da 11ª rodada, às 16h :1 Marjorie Garcia : Júlia da Silva 2 Izadora Cavalcanti : Gardy Alves 3 Yago Oliveira : Jonathan Lopes 4 Fernando Gallardo : Maycon ViannaConfira os confrontos da 4ª rodada, às 15h :1 Rafael Antunes : Eric MarraciniMaiores informações poderão ser obtidas com o Àrbitro Regional CBX Augusto Samaniego (67) 9608-0804.

domingo, 25 de janeiro de 2009

160 - MORRE O ENXADRISTA ARGENTINO HÉCTOR ROSSETO!

O enxadrista argentino Héctor Rossetto, considerado um dos melhores na história do país, morreu sexta-feira aos 86 anos, vítima de um infarto.
O corpo de Rossetto foi velado hoje no Clube Argentino de Xadrez.
Cinco vezes campeão de seu país (em 1942, 1944, 1947, 1961 e 1972), ele representou o país seis vezes nas Olimpíadas de xadrez e ganhou o ouro na edição de 1952, na cidade finlandesa de Helsinque.
O enxadrista também ficou conhecido por sua passagem pelos Estados Unidos, onde jogou partidas com estrelas de Hollywood como Humphrey Bogart, Charles Boyer e Bing Crosby, entre outros astros.
Em 1964, ele jogou também com ninguém menos que Ernesto Che Guevara durante visita a Cuba.

159 - I° CULTURA OPEN DE XADREZ EM PORTO ALEGRE!


DATA: 25 de Janeiro 2009
LOCAL: Livraria Cultura - Bourboun Country - Porto Alegre
EMPARCEIRAMENTO: Sistema suíço de emparceiramento em 5 rodadas.
TEMPO DE JOGO: 21min x 21min KO
CRITÉRIOS DE DESEMPATE: Milésimos medianos, Milésimos totais, Escore progressivo
ARBITRAGEM: Federação Gaúcha de Xadrez
INSCRIÇÕES: Limitadas a 60 jogadores - no dia da competição, a partir das 14hTodos deverão dar 2kg de alimentos não perecíveis a serem doados para instituições carentes.
MATERIAL: Os enxadristas deverão trazer jogos de peças e relógio

PROGRAMAÇÃO:
25 de Janeiro (Domingo)14:00 às 14:45 :
Inscrições, emparceiramento e congresso técnico -14:45
Início da 1ª rodada-15:40
Início da 2ª rodada-16:35
Início da 3ª rodada-17:30
Início da 4ª rodada-18:25
Início da 5ª rodada-19:20
Encerramento e premiações.

PREMIAÇÃO:
1º lugar: Troféu + 01 Vale-Presente de R$ 100,00
2º lugar: Troféu + 01 Vale-Presente de R$ 80,00
3º lugar: Troféu + 01 Vale-Presente de R$ 50,00
4° ao 10° lugar: MedalhasTroféu confeccionado

SORTEIO DE BRINDES DO IXC - Internet Xadrez Clube: - uma Camiseta- um Moleton do IXC- 2 semestralidades para acesso ao site gaúcho de Xadrez onlinewww.ixc.com.br

Mais informações:

sábado, 24 de janeiro de 2009

158 - MEQUINHO , "A LENDA VIVA" NO CORUS B, VENCE GM SASIKIRAN (2711) !



Photo by Fred Lucas for Corus Chess


7 RODADA:


Corus B
N. Short - R. Kasimdzhanov 1-0
A. Volokitin - D. Reinderman 1-0
H. Mecking - K. Sasikiran 1-0
A. Motylev - Y. Hou 1-0
D. Navara - E. l'Ami 0-1
Z. Efimenko - F. Vallejo Pons ½-½
F. Caruana - J. Werle 1-0








GM Mecking (2567) - GM Sasikiran (2711) [D45]Corus B (7), 24.01.2009

1.d4 d5 2.c4 c6 3.e3 Nf6 4.Nc3 e6 5.Nf3 a6 6.Qc2 c5 7.cxd5 exd5 8.Be2 Nc6 9.0–0 Be6 10.dxc5 Bxc5 11.Rd1 Qe7 12.a3 0–0 13.b4 Bd6 14.Bb2 Rac8 15.Rac1 Rfd8 16.Qb1 a5 17.bxa5 Bxa3 18.a6 Bxb2 19.Qxb2 bxa6 20.Bxa6 Rb8 21.Qe2 Nb4 22.h3 Ne4 23.Nd4 Rd6 24.Bd3 Bd7 25.Bb5 Bxb5 26.Ndxb5 Rf6 27.Nxe4 dxe4 28.Rc7 Qe5 29.Qc4 h5 30.Nc3 Nd3 31.Nxe4 Rg6 32.Qxf7+ Kh7 33.Re7 Qb5 34.h4 Ne5 35.Qf5 Qe2 36.Ng5+ Kh8 37.Rf1 Qb2 38.Qxe5 White wins 1–0
fonte: http://www.coruschess.com/

157 - SUSAN POLGAR: EXCLUSIVO MÉTODO DE ENSINO DO XADREZ!

A idéia de criar este novo método veio de ter tantos estudantes e questionamentos sobre as aulas de xadrez, e tambem treinamento especial. Em seguida, se tornou impossível para mim acomodar todos, e me sinto muito mal por isso. Adoro ensinar e compartilhar meus conhecimentos em 35 anos de xadrez.
Também desenvolvi o meu próprio método de ensino exclusivo de xadrez. O programa que será lançado muito em breve, e eu espero que todos gostem!
Recentemente, chegou-se a um acordo com a Internet Xadrez Clube para sediar a Universidade Polgar Xadrez on line, World Chess Live. A idéia é para mim promover o ensino de xadrez através de formação com aulas on-line em três níveis:
* Iniciante (destinada até 1000)
* Intermediário (aproximadamente de 1000 - 1600)
* Avançado (aproximadamente de 1600 a 2200)
O ensino iniciará com 1(uma) aula semanal por nível. Além disso, Susan pretende oferecer aulas especiais para mostrar aos pais, professores, treinadores e novos enxadristas, como ajudar os jovens a aprender, e melhorar seu xadrez ou a melhor forma de introduzir xadrez nas escolas. Também irá fazer palestras especiais exclusivos para o Mundial Xadrez Live.

O tratamento especial será através de convites feitos a muitos jogadores profissionais de elevado nível mundial e treinadores para efetuarem conferencias e palestras, sempre que convidados. Susan também já começou a gravar aulas em todos os níveis e que será lançado muito em breve. Todas as informações estarão disponíveis através no seu blog em breve.

O Instituto Susan Polgar de excelência em xadrez (SPICE), é o modelo de mais alto padrão em xadrez e educação. O instituto se prepara para se tornar o principal centro mundial de xadrez, para a investigação, educação, desenvolvimento e extensão. Através do SPICE, Texas Tech concentrou-se recursos de uma grande universidade e com 12 grandes Conferências sobre o fornecimento de bolsas de estudo para os jogadores, realizando pesquisas em diversos aspectos do jogo, defendendo o ensino e desenvolvimento do xadrez em níveis escolares, universitários e entre as mulheres, xadrez e habitação, um programa de alcance para trazer o xadrez aos entusiastas de todas as idades.

A ESPECIAL MISSÃO:
* Promover o xadrez como um veículo para o enriquecimento da educação
* Apoiar e promover a competitividade de xadrez em nível universitário
* Para recrutar pendentes graduação e pós-graduados
* Para trazer reconhecimento nacional e internacional
* Para ser o líder na promoção da mulher enxadrista
* Para servir como o centro mundial de xadrez da investigação, da educação e sensibilização

Susan Polgar também trabalha num projeto que envolve um canal de televisão exclusivo de xadrez em nível mundial

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

156 - CENTRO COMERCIAL DA RUA DAS MONTRAS EM CALDAS DA RAINHA - PORTUGAL. REALIZARÁ ATIVIDADES DESPORTIVAS E CULTURAIS. HAVERÁ SEÇÕES DE XADREZ!

Desporto e cultura animará centro comercial aos fins-de-semana.
Quem passar nos próximos fins-de-semana no Centro Comercial da Rua das Montras poderá participar em várias atividades de animação. A administração daquele espaço quer atrair mais gente e por isso está a apostar em atividades desportivas e culturais como motivos de atração.
A partir do próximo sábado, 24 de Janeiro, vão realizar-se sessões de xadrez, setas, ginástica ou ainda de iniciação à pintura e à música, que terão lugar aos sábados às 11 e às 16 horas.
A primeira atividade, dedicada ao xadrez, destinada as crianças, jovens e adultos, e haverá vários tabuleiros disponíveis.
Esta sessão - que será orientada por Rui Feio, dirigente associativo e monitor de xadrez no distrito de Leiria - pretende marcar o relançamento da modalidade nas Caldas. Para tal, a organização, que é constituída por responsáveis do Centro Comercial e por um grupo de adeptos daquela modalidade, convida todos os praticantes e amantes do xadrez do concelho a estar presentes.
Programa:
(todas as iniciativas terão lugar às 11h00 e às 16h00)
24 de Janeiro – Sessão livre de Xadrez
31 de Janeiro - Iniciação às setas
7 de Fevereiro - Simultânea aberta de Xadrez
14 de Fevereiro - Iniciação à Pintura
21 de Fevereiro - Ginástica Fitness
28 de Fevereiro - Iniciação à Música

155 - PROJETO INICIA CRIANÇAS COM 4, 5 E 6 ANOS, NO JARDIM DA INFANCIA. ARQUIPÉLAGO DOS AÇORES

As educadoras do ensino pré-escolar da rede escolar de Nordeste no Arquipélago dos Açores, aceitaram o repto da mentora do projeto - a educadora Vanda da EB/JI da Salga - e decidiram aderir ao Plano de Xadrez de Nordeste que é patrocinado pela câmara local, tendo como parceria a Escola Básica e Secundária da Vila de Nordeste e como coordenador o formador de xadrez, Henrique Cardoso.Este projecto inovador é pioneiro no Arquipélago dos Açores e a nível nacional não há conhecimento de que o xadrez esteja a ser ensinado a uma comunidade escolar tão jovem.Estão inscritos no projecto 103 alunos que se encontram distribuídos em escalões etários de seis, cinco e quatro anos, havendo 55 jogadores do sexo masculino e 48 do feminino.Ficou agendado já o 1º encontro do 1º Torneio de Xadrez, cujo nome será escolhido de entre as propostas sugeridas por todos os jardins-de-infância.É um facto que o xadrez desenvolve a capacidade de raciocínio, a educação social e desportiva; permite atingir objectivos culturais e ampliar conhecimentos favorecendo o desenvolvimento pessoal e formação do carácter e, terá sido por isso, que este projecto se tornou tão interessante para as docentes. No entanto, numa perspectiva da evolução da modalidade é também muito interessante este exemplo que nos chega dos Açores pois, a ser implementado em todas os jardins-de-infância depressa se colheriam os frutos destes ensinamentos em idades tão precoces.A todos os elementos que integram este fantástico projecto endereçamos, desde já, os nossos parabéns!!!
fonte: http://nxsts.blogspot.com/

154 - TESTE ANTI-DOPING: IVANCHUK PERDOADO!

Testes anti-doping são relativamente raros no xadrez. Contudo, ocorrem em vários eventos oficiais e existiram durante as Olimpíadas de Dresden que aqui acompanhamos.Infelizmente, um largo número de testes aprazados para a última rodada resultaram em erros de procedimento uma vez que houve falta de pessoal qualificado no recinto e não foi designado um oficial de controle de doping para o jogo em questão ( Estados Unidos v Ucrania ).Depois de perder um jogo crucial para o seu país, Ivanchuk ficou transtornado e faltou a um teste anti-doping incorrendo numa sanção que poderia resultar num afastamento de 2 anos de toda e qualquer competição.
Decisão :A comissão de inquérito concluíu que, apesar de o árbitro ter comunicado em inglês ao jogador que o deveria acompanhar para efectuar o controle, Ivanchuk aparentemente não compreendeu o que lhe foi dito, até porque o inglês não é o seu primeiro idioma. Se tivesse estado presente um oficial, ele teria imediatamente se assegurado que Ivanchuck entendia o que lhe estavam a comunicar e tudo seria diferente.Porque não houve nenhuma notificação pelo tal oficial, não houve nenhuma recusa de acordo com os regulamentos.Conclusão :O erro de procedimento aliado ao estado de espírito de Ivanchuk provocou que, de forma não intencional, ele não comparecesse ao teste. A comissão de inquérito concluíu portanto e de forma unânime, que não deveria haver penalização.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

153 - 1º FESTIVAL INTERNACIONAL DA CIDADE MARAVILHOSA - 1ª RODADA

O Clube de Xadrez Guanabara estará realizando nos dias 22, 23, 24, 29, 30 e 31 de janeiro, o I FESTIVAL INTERNACIONAL CIDADE MARAVILHOSA com premiação de R$ 3.000,00.
O tempo de reflexão será de 2 horas para cada jogador e terá seis rodadas que começarão às 18:00h, a exceção dos sábados que será às 10:00h.
A competição terá a organização do GM Darcy Lima e arbitragem do AN Carlos Carvalho e somente poderão participar jogadores em dia com as taxas CBX/FIDE de 2009.
O campeão ganhará vaga para o Torneio Fechado com Norma de MI, que começará dia 09 de fevereiro.
O torneio premiará os dez primeiros colocados além do melhor sênior e do melhor jogador do clube. A taxa de inscrição é de R$ 20,00.
acesse e saiba mais detalhes: http://cxmendes.blogspot.com/

152 - TORNEIO MEMORIAL DE XADREZ ENGENHEIRO RAIMUNDO ADOLFO

Acontece nesta sexta-feira, dia 23, às 19h, no auditório do Sindicato dos Engenheiros na Paraíba (SENGE-PB), a solenidade de abertura do Torneio Memorial de Xadrez Engenheiro Raimundo Adolfo, evento que se estenderá pelos dias 24 e 25, abrindo o calendário paraibano de xadrez e que vem recebendo reconhecimento nacional através da imprensa especializada.
De acordo com a programação do evento, após a abertura e o coquetel, a campeã paraibana de xadrez, Rebeca Barros, estudante de 17 anos considerada pelo Reino de Caíssa a melhor enxadrista do Nordeste por ter sido vitoriosa em diversas competições estaduais em toda a região, enfrentará dez adversários ao mesmo tempo em uma modalidade denominada simultânea.
Fernando Melo, presidente do Reino de Caíssa, informou que, devido à relevância do evento, a entidade Xadrez Potiguar adiou para os dias 06 e 08 de fevereiro a competição IRT Verão 2009, proporcionando aos enxadristas potiguares a oportunidade de participar do torneio paraibano. Gilvando Carvalho, tesoureiro do Reino de Caíssa, adiantou que já estão confirmadas as presenças de participantes dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba.
Serão distribuídos R$ 1.100,00 (hum mil e cem reais) em prêmios para os melhores colocados até o oitavo lugar, com premiação para o melhor feminino e melhor sub-14, além de troféus e medalhas. A direção do torneio vai sortear um Relógio de Xadrez Jaehrig (novo na caixa) entre os presentes durante a entrega da premiação, que acontecerá no domingo.

O torneio será jogado de acordo com o Sistema Suíço, em cinco rodadas: no sábado, dia 24, serão disputadas duas rodadas pela manhã e duas no turno da tarde, com durações de uma hora e uma hora e meia, respectivamente. Na manhã de domingo, a partir das 9h, será realizada a última rodada da competição, com duração de duas horas.
O evento está sendo promovido pelo Reino de Caíssa com o apoio da Federação Paraibana de Xadrez e patrocínio do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-PB), Associação dos Servidores do DER-PB (ASSEDER), Associação dos Engenheiros do DER-PB (ASSENDER) e SENGE-PB, entidade que cedeu sua infra-estrutura para realização do evento.
A sede do sindicato localiza-se na Avenida Monsenhor Walfredo Leal, 607, Tambiá, próximo ao Colégio Pio X.

151 - BALNEÁRIO CAMBURIÚ - SC, SEDIA ABERTO DE VERÃO DE XADREZ RÁPIDO

O município de Balneário Camboriú irá sediar neste próximo final de semana, 24 e 25 de janeiro, o campeonato aberto de verão de xadrez rápido. As partidas serão realizadas na sede do Círculo Argentino que fica localizado Rua Holanda, 150- Bairro dos Estados. As disputas seguirão o sistema Suíço com 7 rodadas.
"Um dos objetivos principais desta competição é confraternizar os enxadristas de Balneário Camboriu com visitantes e turistas em nossa cidade", destaca Angel Arpon responsável pela competição. No sábado (24), as inscrições serão realizadas no local a partir das 9h30 e início das partidas as 10h. Já no domingo (25), as inscrições serão realizadas a partir das 13h30 e início das partidas as 14h. A competição irá contar com uma premiação em dinheiro do rateio das inscrições mais troféus e medalhas. O evento é promovido e organizado pelo Clube do xadrez de Balneário Camboriú com apoio da Fundação Municipal de Esportes.

150 - INÉDITO: LUCAS GUIMARÃES PEIXOTO, ENXADRISTA DE APENAS 10 ANOS DISPUTA CAMPEONATO ABSOLUTO ESTADUAL NO RIO DE JANEIRO

O local é o bairro da Tijuca, que fica localizado na Zona Norte da Cidade do Rio de Janeiro, bairro de classe média alta, e onde o Tijuca Tênis Clube (tradicional clube do Rio de Janeiro) recebeu nos dias: 10, 11, 17 e 18 de Janeiro, os atletas classificados para a final do Campeonato Estadual Absoluto de Xadrez, versão 2008.
Haviam 3 MFs, muitos Classes “A” e alguns Classes “B”, todos jogadores fortes e dispostos a lutarem pelas primeiras colocações.
Mas o menino Lucas chamou a atenção de todos, pois com apenas 10 anos de idade, nascido em 17/12/1998, figurava entre os mais fortes enxadristas cariocas, quebrando o recorde que antes pertencia ao atual MI (Mestre Internacional) Diego de Berardino, que disputou competição semelhante com apenas 13 anos de idade, e que agora passa a pertencer a Lucas Peixoto Guimarães, com 10 anos é o enxadrista mais novo nessa competição de nível tão elevado. Haviam mais jovens na competição, mas com idades acima dos 10 anos.
Lucas é filho do MF Wagner Guimarães Peixoto, que com certeza terá um futuro brilhante no Xadrez, pois já possui um currículo invejável, em 2005 ele foi Campeão Brasileiro Escolar, em 2006 Vice-Campeão Brasileiro Escolar, em 2007 ele foi 4 lugar no Panamericando Escolar, em 2008 Vice-Campeão Estadual categoria Sub-10 e ainda no mesmo ano foi o Terceiro colocado no Brasileiro Sub-10.
Fato interessante pode ser notado nas partidas em que o Lucas disputa, mesmo jogando com adultos e pessoas muito forte ele não se intimida e joga de igual para igual com qualquer enxadrista que lhe cruza o caminho numa competição, a última competição disputada por Lucas, foi o I Festival de Xadrez Rápido do Bangu Atlético Clube, ficando em 15 lugar entre 28 participantes ativos, fazendo 3 pts, onde vários classes “A” se faziam presente, inclusive seu pai o MF Wagner Guimarães Peixoto foi o campeão deste evento realizado, nesta última terça-feira, feriado carioca no Bangu Atlético Clube, Zona Oeste da “Cidade Maravilhosa”!
Torcemos para que o Lucas continue a aprimorar seu jogo, e que num futuro bem próximo outros recordes venham ser quebrados pelo menino prodígiodo do xadrez carioca, vale a pena acompanhar de perto a sua trajetória, e que Empresas, Entidades e até mesmo pessoas influentes da socidade possam perceber a importancia e a necessidade de investir nesse menino tão talentoso e brilhante.
Parabens Lucas!!!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

149 - TORNEIO DE XADREZ MERIAN FERES

Aberto aos jogadores federados e não-federados com rating até 1899.
Torneio realizado com o apoio da Fexerj.
Local: Salão de Xadrez do Tijuca Tênis Clube (Entrada pela Rua Henry Ford).
Data: 07 e 08 de fevereiro de 2009.
Premiação: R$500,00



1º lugar geral: R$150,00
Melhor classe C: R$50,00
2º lugar geral: R$100,00
Melhor feminino: R$50,00
3º lugar geral: R$50,00
Melhor Tijucano: R$50,00
Melhor veterano*: R$50,00

Os prêmios não serão cumulativos.


Programação:

Sábado (07/02)
Domingo (08/02)
13:00 – Início da primeira rodada
10:00 – Início da quarta rodada
15:30 – Início da segunda rodada
13:30 – Início da quinta rodada
18:00 – Início da terceira rodada
16:00 – Início da sexta rodada
18:15 – Encerramento e premiação


Ritmo: 61 minutos p/ cada jogador.
Valor da inscrição: R$15,00.
As inscrições serão feitas no UNIBANCO Ag 0289 CC 105440-1 até o dia 04 de fevereiro.
A confirmação terá que ser com o envio do comprovante de depósito para o email: xadrezttc@uol.com.br
Será considerado veterano quem tiver nascido até 31/12/1954.
Os jogadores deverão trazer peças e relógio.

148 - I FESTIVAL DE XADREZ RÁPIDO DO BANGU ATLETICO CLUBE. ACONTECEU E FOI BOM!

Embora sem apoio daqueles que deveriam em primeiro lugar apoiar as iniciativas enxadristicas em nosso Estado, de pessoas que lutam para que o xadrez carioca cresça, e de maneira significativa e saudável. Também contrariando a previsão de algumas pessoas tendenciosas e pessimistas que na verdade não amam o xadrez, mas apenas desejam se beneficiar ou se auto promoverem, que na verdade mesmo, sabemos que nada fazem de significativo em prol do xadrez, mas limitam-se a fazerem comentários negativos, acerca do pouco que se pode ou consegue fazer para melhorar, crescer e expandir o nosso xadrez, o I Festival de Xadrez Rápido do Bangu Atlético Clube, foi realizado dentro das nossas expectativas e com certeza alcançamos nosso objetivo maior que era o de retornar as atividades enxadristicas no salão nobre do tradicional clube carioca, que a partir de agora todas as segundas-feiras estaremos realizando os trabalhos no local acima citado, das 19:00hs ás 21:00hs, e o mais importante, gratuitamente para todos aqueles que desejarem participar, quer jogando, quer aprendendo a jogar, onde agora as pessoas da Zona Oeste terão um espaço para prática do xadrez no Bangu Atlético Clube, pois recebemos do Diretor de Esportes do Clube o Sr. Ângelo, sinal verde para iniciarmos o mais rápido possível.
28 atletas participaram do evento que transcorreu tranqüilamente, embora enfrentamos um calor muito forte, mas que foi amenizado pelos ventiladores espalhados ao redor do salão onde aconteceram as partidas, não recebemos nenhuma reclamação dos participantes que em todo tempo apoiaram o evento, inclusive conseguimos antecipar as duas últimas rodadas, permitindo assim terminar o evento com 1 hora de antecedência, ás 17:00hs!
A presença de 2(dois) MFs e de vários classes “A”, abrilhantaram ainda mais o evento, sem contar com o grande prazer de ver novamente reunidas, pessoas que anteriormente participaram das antigas atividades no Bangu Atlético Clube, como: Fernando Santana, Jorge Moraes, Wallace Machado, Maximiano Reboredo e etc...
Destaque tambem para a participação de pessoas importantes do cenário organizacional do xadrez carioca, como: Sérgio Dias, Carlos Carvalho e Pietro Ferraz.
O MF Wagner Guimarães Peixoto, foi o grande campeão do evento, seguido pelo MF Jorge Medeiros e em terceiro lugar, Pietro Ferraz, que foi um dos primeiros a chegar no local do evento, o quarto lugar ficou com Reinaldo Santa Bárbara, e o quinto colocado foi Carlos Carvalho.
O melhor sub-16, foi o jovem Rafael Ventura, que na última rodada, jogou com o MF Wagner Peixoto na mesa de numero 1, terminando empatada a partida. Edvaldo Farias recebeu a medalha de enxadrista com mais idade (66 anos) e o Lucas Guimarães Peixoto, filho do MF Wagner Guimarães Peixoto, o mais novo (10 aos).

Com um pequeno apoio de pessoas amigas, conseguimos R$ 260,00 (duzentos e sessenta reais), o que nos permitiu disponibilizar os valores de premiação:
R$ 150,00 para o Campeão + Troféu
R$ 100,00 para o Vice-Campeão + Medalha
R$ 50,00 para o Terceiro Lugar + Medalha
Ainda foi possível oferecer a todos um Kit Lanche contendo 1 suco Ades + 1 barra de cereal + 1 biscoito clube social.
4 garrafas com café e café com leite, ficaram disponíveis durante todo o evento.

Vitrine Veículos – (Mauricio)
Palácio dos Carros – (Cláudio Dionizio)
Sandra Bittencourt – (Madrinha do Projeto Xadrez Vencedor)
Foram os colaboradores do evento.

Gostaria também de deixar aqui registrado, que Jorge Morais doou 1 relógio analógico para o trabalho voluntário que realizamos nas praças publicas aos domingos, denominado: Movimento Pró-Xadrez, que tem por objetivo, divulgar e ensinar pessoas em todas as idades nesse ambiente livre e descontraído das praças públicas de Jacarepaguá e Zona Oeste da Cidade Maravilhosa!
Quero agradecer publicamente as pessoas em geral e aos Blogs co-irmãos que divulgaram o evento no Bangu Atlético Clube e me ponho a disposição para retribuir sempre que for necessário, divulgando, informando e esclarecendo no que for preciso!
Os numeros do evento:
Receita:
Doações: R$ 260,00 (duzentos e sessenta reais)
Inscrições: R$ 280,00 (duzentos e oitenta reais)
__________________________________
total : R$ 540,00 (quinhentos e quarenta reais)
Despesas:
Premios em espécie: R$ 300,00 (trezentos reais)
Premios em materiais: R$ 50,00 (cinquenta reais)
Alimentos (café, leite, lanches e etc. R$ 90,00 (noventa reais)
Diversos: doações de passagens, combustivel, consumo no clube e etc. R$ 70,00 (setenta reais)
__________________________________________________________
total : R$ 510,00 ( quinhentos e dez reais)
Saldo: R$ 30,00 ( trinta reais)
Especificações das Inscrições:
16 inscrições no dia do evento á R$ 15,00 (quinze reais) = R$ 240,00 (duzentos e quarenta reais)
04 inscrições antecipadas á R$ 10,00 (dez reais) =R$ 40,00
08 inscrições: Gratuítas/isentos
____________________________________________________
28 Incrições : R$ 280,00 (duzentos e oitenta reais)
StandingsPlace Name Feder Loc Id Rtg Loc Title Score Progr. M-Buch. Buch.

1- Wagner Guimarães, 2253 fm 5 18.0 16.5 23.5
2- Jorge Medeiros Jr, 2253 fm 4.5 18.5 16.0 23.5
3-Pietro Ferraz, 1881 4.5 16.0 16.0 24.0
4-Reinaldo Santa Barbara, 2298 4.5 16.0 15.0 21.5
5-Carlos Carvalho, 1969 4.5 16.0 13.0 19.5
6-Rafael Ventura, 1800 4.5 14.5 13.0 19.0
7- Joaquim de Deus, 2101 4 14.0 12.0 18.0
8-Sergio Dias, 2097 4 12.5 13.0 19.5
9- Renato Carvalho, 2120 3.5 16.0 15.5 22.5
10-Bruno Dias, 1625 3.5 12.0 12.0 16.5
11-Fernando Santana, 2105 3 13.5 13.0 18.5
12-Alexandre Alves, 1773 3 12.0 13.0 19.0
13-Maximiano Reboredo, 2153 3 11.0 14.0 21.5
14-Wellington Souza, 2070 3 11.0 13.0 19.5
15-Lucas Guimarães, 1486 3 10.0 10.5 16.5
15-Sidney Rocha, 1820 3 9.5 10.0 15.0
17-Adriano Valentim, 3 7.0 10.5 15.0
18-Felipe Campos, 3 6.0 7.5 12.0
19- Wallace Machado, 1803 2.5 10.0 14.0 18.0
20-Tarcisio Dantas, 1687 2.5 8.5 9.5 14.0
21-Celso Cruz, 1695 2.5 7.5 11.0 17.0
22-Johnny Caampean, 2.5 6.0 8.5 11.5
23-25 Jorge Moraes Costa, 2043 2 9.0 11.5 17.0
24-Edvaldo Farias, 1470 2 7.0 12.0 17.0
25-Wagner Rocha, 2 7.0 11.5 15.5
26- Ednilson Rosa, 1.5 5.5 12.0 19.0
27- Algusto Gomes, 1 6.0 10.0 16.5
28- Marcos Wagner Chaves, 0 0.0 11.0 16.0
29-Alexandro Salgado, 0 0.0 2.5 2.5

Round 6
ResultsNo Name Total Result Name Total
1 Rafael Ventura, [4] ½:½ Wagner Guimarães, [4.5]
2 Jorge Medeiros Jr, [4] ½:½ Pietro Ferraz, [4]
3 Renato Carvalho, [3.5] 0:1 Reinaldo Santa Barbara, [3.5]
4 Carlos Carvalho, [3.5] 1:0 Bruno Dias, [3.5]
5 Maximiano Reboredo, [3] 0:1 Sergio Dias, [3]
6 Alexandre Alves, [3] 0:1 Joaquim de Deus, [3]
7 Fernando Santana, [2.5] ½:½ Sidney Rocha, [2.5]
8 Wallace Machado, [2] ½:½ Lucas Guimarães, [2.5]
9 Edvaldo Farias, [2] 0:1 Wellington Souza, [2]
10 Jorge Moraes Costa, [2] 0:1 Adriano Valentim, [2]
11 Celso Cruz, [2] ½:½ Tarcisio Dantas, [2]
12 Ednilson Rosa, [1.5] 0:1 Felipe Campos, [2]
13 Johnny Caampean, [1.5] 1:0 Algusto Gomes, [1]
14 Marcos Wagner Chaves, [0] 0:1 Wagner Rocha, [1]

As fotos do evento poderão ser vistas, acessando o Orkut Xadrez Vencendor fotos :http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList.aspx?rl=ls&uid=12216614034793950597

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

147 - DIA 20 DE JANEIRO -ANIVERSÁRIO DE WALDEMAR COSTA!

Hoje dia 20 de janeiro de 2009, é aniversário de Waldemar Costa, que carinhosamente é chamado de “Vadinho” por seus amigos do Jacarepaguá Tênis Clube, Praça Seca Xadrez Clube, e vários outros Clubes de Xadrez espalhados por esse Brasil a fora. Indiscutivelmente Waldemar Costa é um ícone do Xadrez Carioca e Brasileiro, pelo seu pioneirismo, trabalho e dedicação a arte de caissa, incansável em suas batalhas, e principalmente as que envolvem o xadrez. Renomado jornalista, escritor e enxadrista inveterado. Waldemar Costa hoje prefere de maneira sábia passar o dia do seu aniversário entre seus familiares. Quisera eu ofertar-lhe uma pequena, mas sincera homenagem, aproveitando o ensejo do I Festival de Xadrez Rápido do Bangu Atlético Clube ao ilustre amigo de tantas oportunidades juntos, quer jogando uma simples partida ou até mesmo sonhando com dias melhores para o nosso tão amado xadrez carioca.
Esse pequeno post, é apenas para manifestar meu respeito, carinho, admiração e homenagem ao amigo “Vadinho” e desejar-lhe muitos anos de vida, com saúde, paz e alegria!
Que Deus possa continuar te abençoando grandemente!!!
foto: Waldemar Costa, a frente do grupo, ostentando sua conquista no terraço da sua residência, na Praça Seca, onde acontecem torneios periodicamente.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

146 - TERÇA-FEIRA FERIADO CARIOCA, O I FESTIVAL DE XADREZ RAPIDO DO BANGU ATLÉTICO CLUBE COMEÇA AS 10:00 hs!



Esta tudo pronto para amanhã!
Às 10:oohs iniciaremos o I Festival de Xadrez Rápido (21 minutos de reflexão para cada atleta) do Bangu Atlético Clube, no Salão Nobre do tradicional Clube da Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro.
As pessoas que ainda não efeturam suas inscrições, poderão faze-lo a partir das 9:00hs no local do evento, onde será oferecido um kit lanche e um café aos participantes. Como ja havia disponibilizado em alguns posts anteriores, serão 6 rodadas em sistema suiço, a primeira rodada começará impreterivelmente as 10:30 para que se cumpra o cronograma estabelecido.
Inscrições:
R$15,00 (quinze reais)
Menores de 16 anos _____________ Isento
Feminino (s/limite de idade) _______ Isento
MFs, MIs e GMs _______________ Isento

1 – rodada ____________________10:30hs
2 – rodada ____________________11:30hs
3 – rodada ____________________12:30hs
4 – rodada ____________________14:30hs
5 – rodada ____________________15;30hs
6 – rodada ____________________16:30hs
7 – encerramento e premiação,até ___18:00hs

Premiação:
CAMPEÃO - R$ 150,00 + TROFÉU
VICE-CAMPEÃO – R$ 100,00 + MEDALHA
TERCEIRO LUGAR – R$ 50,00 + MEDALHA
QUARTO LUGAR – MEDALHA
QUINTO LUGAR - MEDALHA
MELHOR SUB-16 - MEDALHA
ENXADRISTA COM MAIS IDADE – MEDALHA
ENXADRISTA MAIS JOVEM – MEDALHA
MELHOR FEMININO - MEDALHA

Arbitragem: Arbitro Nacional MF Eduardo Arruda
Direção do Evento: Celso Renato Rodrigues da Silva
Os jogadores deverão trazer: Relógios e Peças.
Não será necessário anotação dos lances
Haverá restaurante do clube funcionando normalmente com opções de almoço.
O regulamento contendo os critérios de desempate estará afixados no local do evento antes do inicio do mesmo, para acesso de todos.
O clube fica próximo a estação ferroviária de Bangu, calçadão, Supermercado Intercontinental, Sendas e Unibanco, da Av. Cônego de Vasconcellos, no centro de Bangu
MAIORES INFORMAÇÕES OU DUVIDAS, LIGUE:
Celso Renato: 9312-8890 e Eduardo Arruda: 9304-3347.

Relação do atletas já incritos por ordem de incrição:
Nomes:________________Ratings/FEXERJ
1- Pietro Ferraz _____________ 1881
2- Alexadrez Alves ___________ 1773
3- MF Jorge Luiz Medeiros ______2253
4- Ubirajara Cardoso Andrade ___1509
5- Gabriel Cesar Ferreira_______2018
6- MF Wagnaer P. Guimarães____2253
7- Lucas dos Santos P. Guimarães _1486
8- Alexandre Beringuy_________2100
9- Herlon Carlos Assunção______1994
10-Bruno Dias_______________1625
11- Antonio Olavo____________1366
12- Marcos Barbosa___________S/R
13- Alexandre Salgado________S/R
14- Daniel Rangel____________1804
15- Wagner Holzbecher da Rocha S/R
16- Reinaldo Santa Barbara_____2298
17-Maximiano reboredo_______2153
18-Rafael Ventura___________1800
19- Fernando Santana_______ 2105
20- Luiz Henrique Pequeno____S/R
21- Selena Cardoso__________S/R
22- Isabela Duarte__________1652
23- Sérgio Dias_____________2097
24- Adriano de Castro valentim_S/R

Apoio: PSXC – (MF Eduardo Arruda)
Projeto Xadrez Vencedor – (Celso Renato)
Universo dos Carros – (Cláudio Dionizio) – Vidros, peças e acessórios em geral para seu carro. Tel: 3333-1585
Vitrine Veículos – (Maurício) – Compra e venda de carros, novos, semi-novos e usados. Tel: 3555-7819

domingo, 18 de janeiro de 2009

145 - XADREZ NA PRAÇA ARAUTOS DA PAZ E LAGOA DO TAQUARAL EM CAMPINAS!

A Prefeitura de Campinas (foto ao lado, da nova prefeitura de campinas), através da Secretaria de Esportes e Lazer, iniciou neste domingo uma programação especial com diversas atividades, como aulas abertas de xadrez, dança de salão, hidroginástica e ginástica para adultos, jovens e melhor idade, para o público que frenquenta a Lagoa do Taquaral e a Praça Arautos da Paz em Campinas.
Para Monteiro foi ótima a idéia de trazer atividades diferentes para quem frequenta o parque. 'Quando eu poderia imaginar que viria um dia aqui e disputaria uma partida de futebol de botão com o meu filho. Foi muito bom pois me lembrei da época em que eu era criança. Se tiver mais vezes, pretendemos voltar com certeza'.
Outra atividade que despertou o interesse de quem passava eram as aulas de xadrez. O estudante Fernando Machado, de 16 anos, aprovou a idéia. 'Eu já tenho o costume de praticar o esporte, mas quando soube que teria aqui no final de semana, fiquei empolgado com a idéia. Avisei meus amigos que jogam comigo nas aulas e alguns também vieram' . Para o professor de educação física e instrutor de xadrez do curso oferecido pela Prefeitura, Thiago Ferreira, de 23 anos, dar a oportunidade para o público que frequenta a Lagoa do Taquaral conhecer melhor a modalidade é uma ótima maneira de incentivar novos adeptos. 'Aqui é uma mostra do que fazemos nas aulas. Qualquer pessoa, de qualquer idade pode praticar o xadrez' . Ferreira espera que com a divulgação, mais pessoas se interessem e passem a frequentar as aulas. 'Aqui é só um aperitivo. Quem gostar mesmo pode se inscrever gratuitamente nas aulas que acontecem durante a semana'.
Aos sábados e domingos, as ruas do entorno da Lagoa do Taquaral serão bloqueadas das 7h às 21h. Durante a semana, de segunda a sexta, a interdição acontece das 16h às 21h. Segundo o secretário de esportes e lazer, Gustavo Petta, a maior preocupação dos organizadores é com as pessoas que frequentam o local. 'Durante o período de férias foi registrado um aumento de pessoas na região da Lagoa do Taquaral e da Praça Arautos da Paz. Por isso, estamos com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) nesse projeto que é um estímulo a prática esportiva com segurança'.

144 - CAMPEONATO ESTADUAL ABSOLUTO DA FEXERJ 2008


Paulo Moses Fucs, é o Campeão do Campeonato Estadual Absoluto versão 2008!
Depois de empatar na última rodada (7), terminou a competição com 5,5 pts.

Abaixo segue a foto da premiação e a classificação geral.














CLASSIFICAÇÃO:
1 Paulo Moses Fucs BRA 2145 HSCER - 5.5
2 Ricardo Da Silva Teixeira BRA 2319 TTC - 5.5
3 Wagner Peixoto Guimaraes BRA 2187 CXM - 4.5
4 Carlos Evanir Costa BRA 2173 NXN -4.5
5 Alexandre Ferreira Campos BRA 2154 IBC -4.5
6 Igor Amaral Conte Lofredo Mourao BRA 2083 CXM -4.5
7 Milton Kasuo Okamura BRA 2152 NXN -4.o
8 Mario Augusto Galati BRA 2232 CXGR-4.0
9 Daniel Rangel BRA 1804 CXM - 4.0
10 Decio Koeler Goncalves Da Silva BRA 2150 TTC -4.0
11 Alberto Pinheiro Mascarenhas BRA 2251 ALEX -4.0
12 Marcelo Dos Santos Silva BRA 1992 CXGR -3.5
13 Luiz Antonio Bardaro Manzi BRA 2145 TTC-3.5
14 Bruno Guimaraes De Araujo Goes BRA 1910 CFCSN-3.5
15 Rodrigo Medeiros Zacarias BRA 2054 CMUN - 3.0
16 David Teles Yunes BRA 1835 CMUN-3.0
17 Willy Petrenko BRA 1893 PSXC-3.0
18 Silas Carvalho Fernandes BRA 2078 CMUN - 2.5
19 Herlon Carlos Da Silva Assuncao BRA 1994 AXXM -2.5
20 Romildo Dos Santos Carvalho BRA 1957 TTC -2.5
21 Alessandro Viana Forte Burached BRA 1451 CXM -2.0
22 Lucas Dos Santos Peixoto Guimaraes BRA 1486 CXM - 2.0
23 Joao Roberto Tossato Andrade BRA 1518 TTC -2.0

143 - TORNEIO CORUS WIJK AAN ZEE - PRIMEIRA RODADA ACONTECEU SÁBADO 17/01/2009

Foi disputada neste sábado a primeira rodada do Torneio Corus Wijk aan Zee, que conta com a participação do grande mestre brasileiro Henrique Mecking (Mequinho) no Grupo B do evento.Cinco jogadores fazem sua estréia no grupo A: Os jovens grande mestres Jan Smeets e Daniel Stellwagen; o sensacional chinês Wang Yue, que subiu para o 11 º lugar no último ranking mundial, o vencedor do grupo B de 2008 , Sergei Movsesian, e o cubano Leinier Dominguez (21º na classificação do rating FIDE). O Grupo B está mais forte do que nunca, com um rating médio de 2631 pontos. Nomes notáveis deste grupo incluem o ex-Campeão do Mundo Rustam Kasimdzhanov (Uzbequistão), o ex-campeão mundial Nigel Short e o genial grande mestre brasileiro Henrique Mecking (Mequinho). O tempo de reflexão é de 2 horas para 40 lances, 1 hora para 20, e um controle de 15 minutos com 30 segundos de incremento por lance para o restante da partida. A 71ª edição do Torneio Corus de Wijk aan Zee acontece de 16 de janeiro a 1 de fevereiro de 2009 na Holanda.

Grupo A:
Resultados da 1ª rodada:

Karjakin Sergey 1-0 Morozevich Alexander
Aronian Levon ½-½ Wang YueKamsky
Gata ½-½ Adams, Michael
Stellwagen Daniël ½-½ Movsesian, Sergei
Carlsen Magnus ½-½ Radjabov Teimour
Van Wely Loek ½-½ Dominguez Perez Leinier
Ivanchuk Vassily 0-1 Smeets Jan

Classificação após a 1ª rodada:
1. Karjakin Sergey g UKR 2706 1
2. Smeets Jan g NED 2601 1
3. Aronian Levon g ARM 2750 ½
4. Carlsen Magnus g NOR 2776 ½
5. Adams Michael g ENG 2712 ½
6. Dominguez Leinier g CUB 2717 ½
7. Kamsky Gata g USA 2725 ½
8. Movsesian Sergei g SVK 2751 ½
9. Radjabov Teimour g AZE 2761
10.Stellwagen, Daniël g NED 2612 ½
11.Van Wely Loek g NED 2625 ½
12.Wang Yue g CHN 2739 ½
13.Ivanchuk Vassily g UKR 2779 0
14.Morozevich Alexander g RUS 2771 0

Grupo B:
Resultados da 1ª rodada
Sasikiran Krishnan ½-½ L'Ami Erwin
Hou Yifan 0-1 Kasimdzhanov Rustam
Mecking Henrique 0-1 Efimenko Zahar
Reinderman Dimitri 0-1 Vallejo Pons Francisco
Short Nigel ½-½ Werle Jan
Volokitin Andrei ½-½ Caruana,Fabiano
Motylev Alexander 0-1 Navara David

Classificação após a 1ª rodada:
1. Navara David g CZE 2638 1
2. Vallejo Pons Francisco g ESP 2702 1
3. Kasimdzhanov Rustam g UZB 2687 1
4. Efimenko Zahar g UKR 2688 1
5. L'Ami Erwin g NED 2603 ½
6. Sasikiran Krishnan g IND 2711 ½
7. Short, Nigel D g ENG 2663 ½
8. Werle Jan g NED 2607 ½
9. Caruana, Fabiano g ITA 2646 ½
10.Volokitin Andrei g UKR 2671 ½1
11.Mecking, Henrique g BRA 2567 0
12.Hou Yifan wg CHN 2571 0
13.Reinderman Dimitri g NED 2549 0
14.Motylev Alexander g RUS 2676 0
Veja como foram as partidas da primeira rodada:http://www.coruschess.com/openlive.php
fonte: site oficial:http://www.coruschess.com/