sexta-feira, 27 de novembro de 2009

762 - VASSILY IVANCHUK "ABANDONA"

Após a derrota na Taça do Mundo, o ucraniano fala em abandonar o xadrez.
A segunda rodada da Taça do Mundo que se disputa na Rússia, foi marcada pela queda de jogadores de topo, tendo sido um deles o ucraniano Vassily Ivanchuk, que colocava altas expectativas na vitória na prova. Conhecido pelo seu temperamento dificil, em declarações na conferência de imprensa, o ucraniano desabafou a sua vontade em abandonar o xadrez. "Os meus dias de azar começaram quando não consegui ganhar o Vladimir Kramnik nas finais do Memorial Tal. Mas eu podia tê-lo feito. A verdadeira tragédia começou aí", começou Ivanchuk. "Tive tão pouca sorte no Blitz de Moscovo como nunca havia tido em toda a minha vida. Errei em todas as peças possiveis, rainha, torres e peões. Nesse torneio de blitz foi como se tivesse caído do cavalo e ainda para mais estava a perder", prosseguiu. Para Ivanchuk o caminho agora parece ser um: "Na minha mente eu devo agora abandonar o xadrez profissional. O xadrez passa a ser um hobby para mim agora, mas ainda jogarei torneios onde terei que estar devido a razões contratuais. Talvez ainda participe num torneio antes do final do ano. Eu devo ganhar algo! E depois será o fim, sem planos sérios ou objectivos profissionais". Chucky, como é conhecido dado o seu temperamento dificil, ainda foi mais longe, ao pronunciar que "Este foi um match crucial e estou convicto que a partir de agora devo esquecer qualquer objectivo sério no xadrez. Já não preciso de nada do xadrez, vou começar uma nova vida com novos objetivos". "Agora o xadrez está a matar-me. o xadrez está a jogar contra mim! O xadrez está a destruir-me! Encarava isto melhor se o meu adversário fosse mais forte que eu ou estivesse melhor preparado. Mas a minha derrota foi estúpida e o meu destino diz-me: Vai-te embora, já não tens nada a haver com isto. Neste momento sinto que o mundo desabou à minha volta, que estão todos contra mim e não vejo qualquer saída”, concluiu Ivanchuk, notóriamente abalado com a eliminação.
Fonte: http://www.scn.pt/xadrez/noticia.php?menu=365&id=ttk2WhP0Rw-

Nenhum comentário: