segunda-feira, 26 de outubro de 2009

709 - INTERCLUBES CARIOCA 2009

O interclube carioca deste ano, igualmente como no ano passado teve vários problemas, confusões, ameaças de brigas constantes, pois os ânimos estavam alterados, longos atrasos como de costume, o que já se tornou marca registrada nas competições organizadas pela entidade maior do xadrez carioca, e pasmem até mesmo no Domingo (segundo dia do evento) a rodada que estava prevista para começar ás 10:00hs, na verdade só iniciou-se ás 11:30hs, pois o dirigente da Federação Carioca que mais cedo chegou ao local da competição, pisou no salão de competições ás 10:45hs. Absurdo! Demostrando uma falta de respeito muito grande aos enxadristas presentes e causando revolta no assessor técnico Sérgio Dias (TTC) que alegou que foi o primeiro a chegar, mas que não dependia dele, pois estava ali apenas como responsável pela equipe do TTC na competição. Faltou até papel oficio para imprimir os resultados. Vou deixar registrado aqui meu comentário, sabe por que tal balburdia acontece sempre? Porque os clubes são omissos e seus presidentes covardes, isso em qualquer lugar do “PLANETA” jamais aconteceria 2 (duas) vezes, mas os desmandou só aumentam, até quando ficará essa situação que chamaria de calamitosa, está muito difícil participar de competições organizadas pela Federação, uma competição deste nível tivemos até jogador arbitrando como árbitro. Os árbitros também não se entendiam, pois o “coitado” do Marcelo Einhorn não conseguia impor sua autoridade como árbitro principal, ficava igual “barata tonta” pra lá e pra cá, tendo que atender vários chamados ao mesmo tempo, e cada um fazia o que bem queria, lamentável!
O Clube de Xadrez Grande Roque conquistou o tetra 2006-07-08-09 do Campeonato Interclubes do Rio de Janeiro (Classe "A"), realizado nos dias 24 e 25 de outubro no salão nobre do Tijuca Tênis Clube. Além desses quatro título estaduais o Grande Roque foi campeão do Interclubes em 1998, 1999, 2001 e 2003.
O Tijuca Tênis Clube foi o campeão da Classe "B". O campeão da Classe "C" foi a AABB-Lagoa. O campeão estadual geral foi o Tijuca Tênis, que participou da competição com nove equipes. O Clube Municipal foi o vice-campeão geral.
Classe A - campeão Grande Roque com MI Dragan Stamenkovic, MI Leandro Perdomo, MI Eduardo Limp, MF Sadi Dumont e Marcelo dos Santos.
A classificação:
1º) Grande Roque, com 5,5 pts;
2º) Tijuca TC 1, 5,5 pts
3º) Clube Municipal 1, 3,5 pts
4º) Iguaçu BC, 3,5 pts
5º) Tijuca TC 2, 3,5 pts
6º) AX Xeque Mate, 3,5 pts
7º) Jacarepaguá TC 1, 3 pts
8º) NX Niterói, 3 pts
9º) CX Mendes, 3 pts
10º) ALEX, 2,5 pts
11º) Tijuca TC 3, 2 pts
12º) Jacarepaguá TC 2, 2 pts
13º) Clube Municipal 2, com 1,5 ponto.
Classe B - campeão Tijuca Tênis Clube com Romildo Santos Carvalho, Fernando Madeu, Alexandre Oliveira Lima, Leonardo Mano, Sérgio Gonçalves e Miguel Ângelo Alvarenga.
A classificação:
1º) Tijuca TC 1, com 5 pts;
2º) CX Petrópolis 1, 4,5 Pts
3º) Clube dos Funcionários da Companhia Siderúrgica Nacional, 4 pts
4º) Cabo Frio Xadrez Clube 1, 4 pts
5º) NX Niterói, 4 pts
6º) Clube Municipal 1, 4 pts
7º) Iguaçu BC, 3,5;
8º) Jacarepaguá TC, 3,5 pts
9º) Clube Municipal 2, 3;
10º) Tijuca TC 2, 3 pts
11º) AABB-Lagoa, 3 pts
12º) Hebraica, 3 pts
13º) CX Petrópolis 2, 3 pts
14º) AX Xeque Mate, 2,5 pts
15º) CX Vassouras, 2,5 pts
16º) Cabo Frio Xadrez Clube 2, 2 pts
17º) Duque de Caxias, 2 pts
18º) Clube Municipal 3, 1,5 pts
19º) Clube dos Funcionários da Companhia Siderúrgica Nacional 2, 1 pts
20º) ALEX, 1 ponto.
Classe C - campeão AABB-Lagoa com Jonathan Gonçalves, Jackson Cardoso Vieira, Marcos Vinicius Morato, Thiago da Gama Pereira Rocha, Túlio Fernandes de Melo Lima.
A classificação:
1º) AABB-Lagoa 2, com 5,5 pts;
2º) Clube Municipal 1, 4,5 pts
3º) Jacarepaguá TC 1, 4,5 pts
4º) Tijuca TC 1, 4,5 pts
5º) CX Petrópolis 1, 4 pts
6º) Tijuca TC 4, 4 pts
7º) Cabo Frio Xadrez Clube 2, 3,5 pts
8º) Cabo Frio Xadrez Clube 1, 3,5 pts
9º) AABB-Lagoa 1, 3 pts
10º) ALEX 1, 3 pts
11º) Tijuca TC 2, 3 pts
12º) Tijuca TC 3, 3 pts
13º) Clube dos Funcionários da Companhia Siderúrgica Nacional, 3 pts
14º) AX Xeque Mate, 3 pts
15º) NX Niterói, 3 pts
16º) Iguaçu Basquete Clube, 3 pts
17º) Clube Municipal 2, 2,5 pts
18º) Duque de Caxias 1; 2 pts
19º) CX Petrópolis 2, 2 pts
20º) Jacarepaguá TC 2, 2 pts
21º) Duque de Caxias 2, 2 pts
22º) ALEX 2, 2; 23º) Clube Municipal 3, com 1,5 ponto.

8 comentários:

Unknown disse...

Situação terrível essa, o tijuca faz a festa e a FEXERJ que leva a fama, rs
Incompetencia pura dos dirigentes da FEXERJ, deveriam pedir para cagar e sair fora de fininho estão estragando a anos o xadrez do rio. Saiam por favor e deixe o rio de janeiro crescer

Thiago Barroso (CMUN) disse...

Mesmo com todos os problemas, o Interclubes foi muito melhor do que no ano passado, parabéns pelos organizadores no geral, não sei como atleta quem deve receber os méritos pelo que, só sei que o Tijuca e a FeXERJ esteve de parabéns em um dos pontos altos da competição que foi a infra-estrutura.

As adversidades políticas que pelo visto são umas das principais razões para os conflito e a desorganização vai perdurar enquanto não houver humildade, união cooperação de todos em prol do esporte.

Mas no geral o saldo foi positivo e a cerimônia, memorável, parabéns a todos os atletas e organizadores pelo evento que sempre foi para mim o mais esperado do ano.

Celso Renato disse...

Certo Thiago, o evento foi bem organizado, se tomarmos por base, o que foi realizado, mas quem deve levar os méritos é a aquipe organizadora do TTC,seja o Velloso, o Sergio Dias e todos que auxiliaram sem o qual nada disso haveria, se dependesse somente da FEXERJ, não haveria evento algum. Os atrasos são normais, mas no primeiro dia esse atraso foi tão longo que teve gente que saiu do TTC depois das 23:30hs, e no domingo foi mudado o regulamento, outra arbitrariedade, pois não poderia mudar o regulamento que ja havia sido feito, pois o horario era 10:00hs e mudou para 10:30hs e mesmo assim começou ás 11:30hs (eu estava lá). Não se trata de oposição a Federação até porque a Federação é nossa, dos clubes e dos jogadores cariocas, mas arbitrariedades são até normais nesta gestão e parece que todos gostam e aceitam passivamente, mas isso é um reflexo do momento politico em que vivemos, onde os valores estão invertidos, voce deveria conhecer o trabalho de outras Federações e saberia que estamos 1000 anos luz atrás, justamente por falta de seriedade, 1 trabalha e vários mandam. Só uma coisa que voce parece não saber, o local foi o salão do TTC, mas a organização deveria ser da FEXERJ, mas se deixasse por conta da Federação o caos seria maior, se não fosse o trabalho árduo da equipe do TTC. obrigado

Celso Renato disse...

Marcelo quem disse que o Sérgio Dias era acessor técnico do Reynaldo Velloso foi vc mesmo,num comentário sobre a postagem de numero 707 voce disse:
Marcelo disse...
Celso
Acho que a justica historica deve ser feita,alem de algumas correçoes. Primeiro,na correçâo do texto.O Diretor de Xadrez é o Reynaldo e o Sérgio seu acessor técnico, sem o qual,claro,todo o trabalho não estaria acontecendo. Segundo,não é a primeira equipe feminina,já tivemos Fluminense e AABB-Rio (Lagoa) como os precursores. Seria injusto não citar o Prof Migueis, que recentemente montou na Categoria C uma equipe 75% feminina.

26 de Outubro de 2009 06:52

Não me preocupo com cargos ou posições, me preocupo com que as pessoas falam e fazem, e fazer parte da FEXERJ todos sabem, isso não é novidade para ninguem, mas a insatisfação dele foi grande no Domingo (eu tambem ví e presenciei, pois estava conversando comigo sobre os descasos e irreponsabilidades, pois o Dirigente que chegou mais cedo no domingo, chegou 10:45hs, voce não acha absurdo?)
O regulamento mundado para o segundo dia de competições, pode isso? Me diga vc que é metido a certinho, fale a verdade?. Quanto ao jogador-árbitro, não mencionei que ele jogou, mencionei que ele é atleta e não árbitro, mas estava auxilando na arbitragem e não necessito expor o nome de ninguem, quem estava la viu!
Marcelo vc não acha que para um evento desta magnitude 3 arbitrando não é insuficiente? Mas tinham vários arbitros por lá, foram convovados? claro que não!
sabe porque? bom nem preciso falar.
Marcelo infelizmente não tenho interesse em arbitrar nada que envolva a FEXERJ (gestão atual) e nem tão pouco participar de competições, um dia quem sabe, quando houver uma diretoria comprometida com a seriedade e a honestidade, voltada para melhorar o xadrez carioca, procurar seus interesses e não os interesses pessoais, aí sim eu volto a participar mais ativamente, por enquanto vou me limitar a visitar alguns evento somente

Marcelo disse...

Celso...
Primeiro..O atraso no primeiro dia,caso nao saiba,foi por conta da banda (engarrafamento),da festa que todos gostaram. Infelizmente vc sabe bem,a parte politica interna do TTC era necessaria.deveria ser programada mais cedo.
Segundo...O Sergio e acessor tecnico do TTJ Mas tb faz parte da FEXERJ tb,embora nao se comportou como tal. Sou um dos poucos que falo com ele sempre,sei os motivos e asseguro que errou.Ressalta-se que ali,independente disto, principalmente estou como árbitro. Terceiro...Se nao fosse la, a FEXERJ faria noutro lugar,e nao se esqueca que a Federacao nao é so de um ou outro clube. A organizacao é responsabilidade de ambos.
Quarto, concordo quanto a escassez de arbitros, com a maioria jogando, por isto nem poderiam ser convocados. Esse que vc cita,q agora entendi, era mais um auxiliar. Repito, espero q vc e varios outros futuramente integrem o quadro,que deve ser ndependente. Já conversei com o Salamon e com o Pablyto a respeito de nossas necessidades.
Quinto,o horario que estava no site era 10:30. Esse ate que foi um erro menor.
Sexto,discodo que estejamos anos luz atras de outras federacoes. A SF do Brasileiro agora é um exemplo disto.
Setimo..Todos no momento crucificam o presidente depois de um ato (na minha opiniao errado e disse ao presidente da CBX na epoca) junto a CBX. Mas sua atitude, não tras as consequencias que muitos pensam. É preciso refletir sobre erros. E assim Vale para este Interclubes.

Celso Renato disse...

Marcelo há falta de interesse por parte da Federação em realizar ações que visem massificar o xadrez no Estado, estamos 1000 anos luz atras sim, só não enxerga quem não quer, até entendo teu ponto de vista, voce é diretor da FEXERJ e nunca irá admitir os erros, mas as questões não são os erros, pois errar é até natural, mas os desmandos, a falta de vontade, o descaso que é visto a tempos, voces tentam monopolizar o xadrez, mas sem condições e estrututa para isso, e ai tambem tentam impedir os outros de fazerem. Deveriam ter sido mais humildes e antes do Interclubes poderiam solicitar aos inumeros árbitros se tinham interesse em auxiliar na arbitragem e creio que muitos iriam arbitrar até sem custo para a Federação, Porque o Élcio que sempre arbitrou para a Federação, agora não arbitra mais? e estava disponivel, mas parece que interação é o que não existe, principlamente com pessoas que expões os constates erros e abusos da Federação em suas organizações. Quanto ao TTC, ai da FEXERJ se não fosse o TTC e isso é pura realidade.
Gostaria que visse o resultado dos atletas cariocas em competições nacionais e veja o lugar que o Rio de Janeiro ocupa e os poucos resultados colhidos são frutos de esforços isolados de apaixonados pelo arte que doam-se para que os resultados apareçam.
Quais iniciativas partindo da Federação estão sendo feitas para melhorar o nivel, a quantidade e a qualidade dos atletas cariocas?
Porque o projeto xadrez nas Escolas desapareceu e não se fala mais nada, os outros estados estão a pleno vapor no xadrez escolar, e o xadrez social? e por ai a fora...

Celso Renato disse...

Reproduzo aqui parte da postagem no Blog do Joca (Joaquim de Deus)

A grata surpresa do esquecido xadrez carioca foi o "Interclubes 2009”- show, sem exageros (digo melhor, com alguns sim....).
Comandada pelo gentleman Reynaldo Velloso, tivemos um dos melhores palcos onde este pobre escriba já tenha empurrado madeira....

Lindas recepcionistas; coquetel de primeira linha; bolo de aniversário (parabéns Fexerj 34 anos!) refris e até shoppinho gelado, é mole!
Se soubesse traria dois 2.600 pra festa: -Jacóia e Crisolon...aquele abraço!

Tivemos banda da PM para o hino nacional (e até o do Flamengo do Paulinho Goulart....), mesinhas com toalhas, ar condicionado....um capricho só – parabéns ao querido Tijuca TC !
Destaque à ilustre visita do árbitro Friedrich Salomon, ícone da árbitragem carioca - vida longa!

Figuraças? Ah! Todas lá....desde o “procurado por marido bravo” (não deixaram o bichinho jogar, muito menos arbitrar – o jeito é voltar a nadar rapaz....), passando pelo “colosso de Niterói” e sua garra costumeira; o entusiásmo do professor Tarchess; o baladeiro de Nova Iguaçu; e ele.... a imponente figura do “barraqueiro do Tijuca”....esse deu o que falar...

Com 2.600 no quesito, fomentou paixões: - desde a “musiquinha brega” até “a vaia com relógios parados”.....e, sempre repito, a gente pensa que já viu tudo nesta vida de 64 casas...

O figuraça encrencava com alguma ou qualquer coisa...ninguém sabia o certo o por quê, mas ele estava lá: confusão a cada rodada...e vê se tinha alguém pra segurar o portentoso...

Lá pelas tantas, rodada correndo, dedo em riste, olhar 47, bradava...”eu não gosto de você” (sic) a um dos principais dirigentes do torneio. E vocês acham que a cariocada perdeu a oportunidade? Ecoou no salão de festas do Tijuca TC a musiquinha....

“...você não vale nada mas eu gosto de você; tudo o que eu queria era saber porquê....”

E ninguém acalmava o bichinho:-a cada rodada lá estava ele....até que no ponto alto dos ânimos este pobre capivara viu a galera toda parar os relógios e soltar aquela vaia digna de Maracanã lotado.... já vi gente parar relógios pra tudo, desde chorar meio pontinho a reclamar do barulho; do celular; de tudo, mas uma parada geral? Esta foi inédita, com certeza!

Imaginem, amantes de todos os tabuleiros, o que seria se naquele épico "Ogro da Planilha x Spider man", tivessemos a participação e intervenção do "Barraqueiro do Tijuca".....moçada, hoje o Hotel Nacional de Americana não estaria de pé.....com certeza não!

Bom torneio com ótimas equipes separadas pelo critério carioca de “classes” A, B e C, conforme rating local (neste, devem ter inaugurado o “sem classe” com certeza...)

Na Classe A, a mais concorrida, venceu a sempre “Grande Roque”, uma espécie de “clube fantasma”, sem sede, sem sócios, sabe como é....coisa de carioca....

Ela ganhou com méritos, formada pelo Dragão Stamenkovic; Leo Perdomo; Edu Limp (agora hospede da linda Petrópolis) e o figuraça do Sadi Dumont – parabéns aos campeões!
http://xadreztorneios.blogspot.com/2009/10/interclubes-show-caxambu-brasilia.html

Marcelo disse...

Celso
É Facil ficar reproduzindo blogs,ate grifando em vermelho....
1) Vc nao entende meu ponto de vista por dois motivos: Primeiro porque eu trabalho pro xadrez,pra FEXERJ nao pra um presidente especifico.Segundo,pq vc nao tem (por nao estar presente e ser novo no meio) nocao do trabalho que se faz nele.
2) O que pra vc significa "massificar o xadrez no estado" ou "estar a 100 anos luz atras" (De quem? Sem comparar co SP). É facil achar que esta ruim sem conhecimento.
3) Vc toma por base estas competicoes nacionais? Esquece o custo? Vamos lá...Sabe quantos alunos do projeto escolar em Petropolis tem? Sabe quantos participaram do Regional? Uma pista pra vc.Dos 84 participantes,42 em idade escolar... Nao vi este trabalho em Mendes este ano e estive nos 3 regionais e pergunte a Dina se nao era o maior admirador disto. Nao preciso chegar a tanto,quantos da equipe do JTC que vc viu vao a Mendes? Quantos dos alunos do Amorim que jogaram o fracassado Regional Sudeste Escolar? Esse ano,cara,eu estive em todo o Estado,de Petropolis a Trajano.Eu posso dizer o que há nestes lugares.
4)Elcio é um dos que iria sem custo? Acho que cobraria depois...Mas nem é isto,ele inscrito na equipe,me disse que nao poderia ir (e nao foi) no sabado).Dava aula e tinha um compromisso sabado a tarde/noite. Mais alguma sugestao? De preferencia do quadro oficial,pq senão nao da pra criticar aquele que vc diz que era só jogador.
5) Nivel? Vc quer comparar o nivel medio dos FIDE dos Rio com o de outros estados exceto SP? Sabe que pra SF do Brasileiro faltou vaga? (5 jogarao).Sabe que criterios utilizamos? Vai saber....Ai eui quero ver se alguem comenta algo
6) Ai das FEXERJ se nao fosse o TTC pq? Tinhamos onde fazer. Que bom e é assim que deve ser,que um clube resolveu se interessar em fazer por atender seus interesses. Se o JTC,AABB ou a HSCER (como fez o CFCSN) cedesse seus saloes (sao alugados) seriam alternativas... E por isto qe disse ao Sergey uma frase que foi deturpada. Vcs querem o melhor,criticam,mas nao se mexem. Agradeça sim ao Sergio e ao Reynaldo,pq as gestões de Maia e Eudes quase acabaram com o departamento de xadrez lá.E faziamos as provas na AABB-Ti e em outros lugares,se vc nao se lembra.
7) Nao tentamos impedir de fazer. Acho LAMENTAVEL é por divergencias politicas fazerem eventos nacionais sem o apoio da federacao local.Da mesma forma que me posicionei a favor de realizarmos Zonal e ate Aberto do Brasil. A questäo é q ele consegue o que vc procura...Nao esta procurando patocinio pro seu festival? Infelizmente, o patrocinador tem o direito de escolher o q deseja apoiar.
8) Erros aconteceram,meu caro.Muitos dos quais nemk vistos.Já fiz minhas observacoes a respeito.De detalhes básicos,que provocam atrasos ate comportamentais. Nao só da FEXERJ.