sexta-feira, 2 de outubro de 2009

684 - O RIO DE JANEIRO SEDIARÁ AS OLIMPIADAS E PARAOLIMPIADAS DE 2016 !!!

A Cidade Maravilhosa acaba de ser escolhida pelos membros(106) do COI – Comitê Olímpico Internacional para sediar as Olimpíadas e Paraolimpiadas de 2016. O Comitê se reuniu no Centro de Convenções Bella Centerna, na Cidade de Copenhague na Dinamarca, nesta sexta-feira, 2 de ourtubro.O Brasil concorreu com as cidades de: Chicago (EUA), Madri (ESP) e Tóquio (JAP). A delegação brasileira é composta pelo Presidente Lula, o Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral e o Prefeito Eduardo Paes, Pelé e outro membros. O Brasil é a 1a Cidade da América do Sul a receber a maior competição esportiva do planeta. Chicago foi a primeira cidade eliminada e logo depois Tóquio, sobrando então Rio de Janeiro e Madri, mas prevalesceu o Brasil!
Quando o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, mostrou o envelope com o nome do Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi cercado. Todos queriam parabenizar o mandatário brasileiro: pela primeira vez, o Brasil organizaria os Jogos Olímpicos, no Rio, em 2016.Ali mesmo, cercado por atletas, políticos e dirigentes do esporte brasileiro, Lula chorou. Um choro contido, ainda mais comparado ao do governador Sergio Cabral e ao do ex-jogador Pelé, mas representativo. E ainda viria mais. Na entrevista coletiva após a vitória, o presidente finalmente colocou para fora toda a emoção do dia.Lula chorou copiosamente enquanto Carlos Arthur Nuzman falava pela primeira vez como presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Rio de Janeiro-2016. O presidente, aplaudido, enxugou as lágrimas com um lenço branco. "Chorei agora porque não tive coragem de chorar na hora da apresentação", revelou, ainda com o rosto vermelho.A vitória, para o presidente, foi simbólica. Mostra que o país passou a ser respeitado internacionalmente, deixou ser "um país de segunda categoria". Lula, porém, rejeitou a comparação mais óbvia: a derrota de Chicago representou um triunfo sobre o presidente dos EUA, Barack Obama, que esteve nesta sexta-feira em Copenhague, para o evento."Eu não ganhei do Obama. Foi o Rio que ganhou de Chicago, de Madri e Tóquio. Fui eu que incentivei o Obama a comparecer. Eu falei que seria muito ruim ter uma cidade concorrendo e ele longe. Disse que Chicago perderia se ele não viesse. Ele acabou vindo, mas nós ganhamos", afirmou o presidente!

2 comentários:

jackson vasconcelos disse...

Ajude-me a entender tudo isso: É preciso vencer disputas para sediar megaeventos,para conseguir que os governos cumpram com a obrigação de melhorar os sistemas de transportes, de segurança pública, de infra-estrutura urbana. É isso?
E mais: estamos em festa, porque recebemos a incumbência de gastar bilhões de reais com obras de adaptação?

Celso Renato disse...

Caro Jackson, está certo em suas colocações, mas isso acaba beneficiando a Cidade e os cariocas, pois abre-se oportunidade de empregos e o desenvolvimento acaba vindo meio que por necessidade de realizar um evento bonito, esses Jogos são bastantes importantes, pois nunca uma Cidade da América do Sul havia sediado essa competição que é a maior do Planeta do gênero. Que venham os Jogos e que isso se converta em muitos beneficios para a cidade maravilhosa e os cariocas tambem. Valeu.