quinta-feira, 24 de setembro de 2009

665 - TORNEIO DE XADREZ REUNE 160 ALUNOS MUNICIPAIS EM JOÃO PESSOA - PB

Cerca de 160 alunos das escolas municipais de João Pessoa participarão do 3º torneio de Xadrez, que será realizado no próximo sábado (26), das 8h às 16h, no Ginásio da Escola Durmeval Trigueiro Mendes (Rangel). O evento faz parte da programação dos Jogos Escolares, que teve início este mês e tem o objetivo de valorizar e revelar talentos.
O sistema que será aplicado nesse torneio segue o modelo suíço de emparceiramento em seis rodadas. Participarão das competições 80 meninos e 80 meninas, em rodadas de 15 minutos. “Além dos competidores, teremos aproximadamente 100 reservas para outras eventuais rodadas. Como não estamos dividindo por categoria, apenas por gênero, participarão alunos entre 9 e 14 anos. A coordenação desse torneio fica por conta do projeto Xadrez Escolar”, disse o coordenador geral Francisco de Assis Cavalcanti.
Xadrez Escolar – O projeto de xadrez da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) foi implantado em 2005. Hoje, aproximadamente 90% das escolas da rede municipal já têm aulas de xadrez e a motivação aumenta ainda mais. De acordo com Francisco, o xadrez tem oportunizado o crescimento intelectual dos participantes, bem como o exercício da ética e do respeito mútuo, elementos importantes para este esporte.

Nenhum comentário: