quarta-feira, 26 de agosto de 2009

608 - "O GOVERNO DEVE PRESTAR MAIS ATENÇÃO AO XADREZ"

XADREZ EM PORTUGAL : scn entrevistou Sergei Tiviakov, campeão europeu de xadrez em 2008 e recente campeão nacional pela equipe do AX Gaia.
Por altura da realização do campeonato nacional da 1ª divisão, a scn teve a oportunidade de fazer uma breve entrevista ao campeão europeu de 2008, Sergei Tiviakov, que nos falou da sua visão do xadrez em Portugal, bem como dos seus objectivos pessoais.scn - Foi campeão europeu em 2008 e vem assiduamente a Portugal jogar pela equipe da A.X. Gaia, qual a sua opinião em relação ao xadrez português?
Sergei Tiviakov – O xadrez em Portugal não é tão forte em comparação com outros países, como em Espanha. Mas acho que este é um problema da localização geográfica, está muito longe do centro da Europa e depois há que também ter em conta as capacidades financeiras do país. Mas espero que no futuro possa evoluir e que o xadrez em Portugal possa ser também forte como nos outros países.
scn – O que acha ser necessário fazer para que essa evolução possa acontecer?
Sergei Tiviakov –Acho que o apoio do Estado é muito importante, o governo deve prestar mais atenção ao xadrez. O xadrez deve ser introduzido nas escolas enquanto disciplina e poderem haver subsidios para os jogadores mais fortes. Apenas o Estado pode melhorar esta situação.
scn – A participação de jogadores estrangeiros em provas em Portugal, pode ajudar nessa evolução?
Sergei Tiviakov – Claro, pois a experiência é muito importante. A vinda de jogadores estrangeiros contribui para o fortalecimento do nível de jogo português, pois os jogadores portugueses ao jogarem com xadrezistas mais experientes, acabam por aprender sempre algo que lhe fará subir de nível de jogo.
scn – Tendo sido campeão europeu, tendo ganho campeonatos nas equipas que representa, qual é o seu objectivo pessoal para o futuro?
Sergei Tiviakov – Quero apenas manter o nível de jogo e mostrar um bom xadrez, tentando vencer o máximo de torneios possível.
scn – Tem algum jogador de xadrez como modelo a seguir, ou cujo estilo de jogo lhe agrade?Sergei Tiviakov – Sim. Fui aluno na escola de xadrez do campeão do mundo Vasily Smyslov e essa experiência ajudou-me bastante. Mas aprendi bastante com os jogos de Karpov e de Petrosian, por isso essas três pessoas foram importantes para mim.
Foto: Juliana Chiu

Nenhum comentário: