quarta-feira, 29 de julho de 2009

560 - XADREZ : PROJETO “É TEMPO DE APRENDER” SERÁ LANÇADO EM BARREIRAS – BA

É tempo de aprender Xadrez nas escolas municipais de Barreiras. Este é o projeto da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a prefeitura Municipal, que será lançado hoje (29), no Centro Cultural de Barreiras. O projeto que envolve professores de matemática, educação física e alunos da rede municipal de ensino tem por objetivo de proporcionar os alunos a oportunidade de conhecer e aprender o jogo de xadrez.
Aprovada pela Câmara Municipal, o projeto baseado na Lei municipal 846/2009 de junho de 2009, institui nas escolas o programa Xadrez Pedagógico (Pró xadrez) que será introduzido nas escolas municipais para alunos de 5ª a 8ª série com carga horária mínima de 1 hora semanal. A Secretaria de Educação acredita que o projeto poderá desenvolver habilidades cognitivas, além de viabilizar a democratização do xadrez nas escolas. “Pensamos em desenvolver um projeto em que possamos melhorar o nível de aprendizagem dos alunos. Acreditamos que o xadrez é uma atividade que desenvolve atividades que podem contribuir para o desenvolvimento da inteligência do aluno”, explicou a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do município, Maria do Carmo.
Concentração, percepção, raciocínio lógico, estratégia. Essas são habilidades que a secretaria tomou como base, segundo Maria do Carmo, para que o aluno da rede pública desperte para um melhor desempenho em sala de aula. O projeto terá sua fase inicial com oito escolas, onde os professores de Matemática e Educação Física participarão de treinamentos voltados para o Xadrez. Após este período de experiência de seis meses, o projeto será estendido para as demais escolas, totalizando assim 83 da zona urbana e rural.
Na oportunidade o Eng. Carlos Barros Rodrigues, presidente do Clube de Xadrez de Barreiras (CBX) fará uma palestra, tendo como tema "A importância do Xadrez na Educação para a Vida ".

Nenhum comentário: