quarta-feira, 1 de julho de 2009

480 - ALUNOS INDIGINAS DE DOURADOS - MS, VENCEM FESTIVAL DE XADREZ

Alunos indígenas de Dourados vencem festival de xadrez Os alunos da Escola Municipal Indígena Agustinho que participam do Programa Segundo Tempo, foram campeões do 2º Festival de Xadrez Humano do Sesc (Serviço Social do Comércio de Dourados). A competição foi realizada no último fim de semana e reuniu algumas das maiores “feras” desta modalidade na região.
Além da escola campeã, também participaram mais dois pólos do programa: a Escola Municipal Arthur Campos Mello e o Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão (Jorjão). Segundo a coordenadora do “Segundo Tempo” em Dourados, a professora Tânia Miranda, os resultados foram de grande importância, já que haja o xadrez cresce a cada dia em Dourados.
“O xadrez contribui e muito na formação de crianças e jovens. É um excelente instrumento educativo multidisciplinar. Ficamos contentes com o resultado do festival e com o crescimento da atividade em nossa cidade”, destacou a coordenadora. Ela esclareceu também que a modalidade esportiva auxilia no processo de desenvolvimento da personalidade na fase escolar, na busca do referencial de um pensamento organizado.
Tânia disse que o xadrez traz uma série de benefícios para os praticantes como atenção e concentração, julgamento e planejamento, auto-controle, paciência, criatividade, lógica matemática e o raciocínio. Elementos que conforme a educadora, permitem ao xadrez ser considerado como um importante elemento no contexto escolar.
“Temos priorizado e incentivado a prática do xadrez nas atividades do programa. Os alunos que participam do segundo tempo, têm valorizado e muito a proposta de incluirmos a modalidade esportiva no projeto”, frisou. Dourados é a única cidade de Mato Grosso do Sul que possui atividades do programa “Segundo Tempo”.
O projeto conta atualmente com mais de 1.600 alunos, distribuídos em oito núcleos que funcionam em instituições de ensino público e também em centros esportivos e de lazer como as escolas municipais, Álvaro Brandão, Maria da Conceição Angélica, Sócrates Câmara, Laudemira Coutinho, Escola Indígena Augustinho e ainda no Parque Antenor Martins e no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão.

Nenhum comentário: