terça-feira, 16 de junho de 2009

450 - Zonal 2.4 FIDE/CBX 2009: GM ALEXANDER FIER CAMPEÃO !

AS 2 (DUAS) VAGAS PARA O MUNDIAL FIDE SÃO BRASILEIRAS ! GM ALEXANDER FIER CAMPEÃO E GM RAFAEL LEITÃO VICE-CAMPEÃO.
Ao término da 9ª e última rodada, o GM Alexander Fier sagrou-se campeão do Zonal 2.4 com 7,5 pts, ao vencer o GM boliviano Oswaldo Zambrana que com a derrota para Fier caiu para terceira colocação, mantendo-se com 5,5 pts. O segundo lugar e a segunda vaga para o mundial FIDE ficou com GM Rafael Leitão que alcançou 6,5 pts ao vencer o peruano Efrain Palácios. Na quarta colocação GM Henrique Mecking ("Mequinho") com 5,0 pts, em quinto lugar com 5,0 pts MI André Diamant, o sexto lugar GM Darcy Lima tambem com 5,0 pts. O sétimo lugar ficou para MI Everaldo Matsuura que fez 4,5 pts na competição, o oitavo lugar foi MI Jorge Bittencourt com 4,0 pts.
Os peruanos Willian Moreno e Efraim Palácios, terminaram a competição com 1 pt cada e respectivamente em nono e décimo lugares.
Resultado da 9ª e última rodada:
Moreno William 2190 ½ - ½ GM Mecking Henrique 2556
IM Matsuura Everaldo 2482 ½ - ½ IM Bittencourt Jorge 2471
Palacios Efraim 2123 0 - 1 GM Leitao Rafael 2590
GM Zambrana Oswaldo 2473 0 - 1 GM Fier Alexandr 2595
GM Lima Darcy 2499 0 - 1 IM Diamant Andre 2506
Veja todas as partidas do Zonal 2.4 Absoluto e Feminino:
Absoluto
Partidas da 1ª rodada, aqui.
Partidas da 2ª rodada, aqui.
Partidas da 3ª rodada, aqui.
Partidas da 4ª rodada, aqui.
Partidas da 5ª rodada, aqui.
Partidas da 6ª rodada, aqui.
Partidas da 7ª rodada, aqui.
Partidas da 8ª rodada, aqui.
Partidas da 9ª rodada, aqui.
Feminino
Partidas da 1ª rodada, aqui.
Partidas da 2ª rodada, aqui.
Partidas da 3ª rodada, aqui.
Houve um grande numero de pessoas presentes para assistirem a última rodada do Zonal SulAmericano 2.4 2009 no Clube de Xadrez Guanabara, foi necessário fazer até mesmo rodízio entre os assistentes para que não houvesse superlotação do local e assim causar algum trantorno aos competidores sempre muito concentrados, mas trancorreu tudo na maior harmonia e paz.
Muitas pessoas se entusiasmaram com a presença de vários GMs e MIs, com destaque para o GM Henrique Mecking ("Mequinho") bastante festejado e fotografado, assim como os GMs Alexander Fier, Rafael leitão, Darcy Lima e o atual campeão brasileiro MI André Diamant que na verdade ja tem as normas e o rating de GM, mas aguardando homologação do título pela FIDE (razão pela qual disputou esta competição ainda como MI).
A Organização do Zonal 2.4 foi muito boa, e as partidas trancorreram num ambiente muito tranquilo e de paz, embora houvesse muita rivalidade, mas sem nenhum problema.
A arbitragem foi bem tranquila, pois AI Antonio Bento como Árbitro Principal, AI Mauro Amaral como Adjunto e ainda os ANs Eduardo Arruda e Carlos Carvalho como Auxiliares, não tiveram dificuldades para conduzir as rodadas que teve 2 (duas) das 9 (nove) rodadas disputadas na Alex - Associação Leopoldinense de Xadrez, e 7 (sete) no Clube de Xadrez Guanabra, ambos no Centro do Rio de Janeiro.
PARABENS AOS REPRESENTANTES BRASILEIROS QUE DISPUTARÃO O MUNDIAL FIDE: GM ALEXANDER FIEL, GM RAFAEL LEITÃO E WFM JULIANA TERÃO !!!

2 comentários:

Marcos Bueno Sander disse...

Olá professor Celso!Fiquei impressionado com o número de postagens do seu Blog você realmente se dedica ao xadrez,parabéns!Gostaria de saber já que és do RJ se tens mais algumas fotos desse Zonal que aconteceu aí.Gostaria de falar dele mas achei quase nenhuma foto do evento.

Desde já agradeço sua atenção.

Marcos Bueno Sander.

Celso Renato disse...

Marcos obrigado pelo comentário e voce tem razão quando menciona que disponibilizo um tempo para fazer essas postagens, na verdade fico garimpando elas, a intenção é mostrar ao publico em geral o que acontece em termos de xadrez no Rio de janeiro, no Brasil e no Mundo e com isso sensibilizar aqueles que podem apoiar as iniciativas enxadristicas e não o fazem e até mesmo nossos mandatários. Quanto as fotos tenho sim, mas como sou totalmente leigo em infomática ainda não consegui aprender a disponobiliza-las no blog, mas querendo me envie teu e-mail que te envio as fotos que tirei desse evento. projetoxadrezvencedor@hotmail.com
Valeu e tenha um bom final de semana.