domingo, 10 de maio de 2009

404 - PARABENS A TODAS AS MÃES, FELIZ DIA DAS MÃES !!!

O torneio de xadrez esta quase a iniciar-se, as mesas numeradas já estão lado a lado, os protagonistas deste espetáculo, os meninos e meninas ansiosos pelo inicio da primeira rodada, verificam junto a seus pais, a lista afixada no quadro de avisos em busca do emparceiramento, o coração meio acelerado e um misto de preocupação e expectativa é notório, todos querem se sair bem, se possível ganhar, e de preferência rápido para poderem descansar e ganhar um pouco mais de confiança para a rodada seguinte, a organização preocupada com os menores detalhes, os árbitros atentos com olhares fixos em várias direções ao mesmo tempo, os convidados também apostos e prontos para torcer, uns por jogadas geniais, outros por seus amigos, familiares e protegidos. Em 2 minutos os relógios serão acionados pelos atletas que jogarão com as peças negras e a primeira rodada começará, ainda que com algum atraso, mas tudo dentro dos conformes.
Algumas personagens, quase sempre sem serem notadas, sofrem mais que os atletas que estão atentos a cada jogada, andam para lá e para cá, seus olhares fixos em seus rebentos, o coração palpita forte, umas roendo unhas, outras sem saberem ao certo até mesmo o que estão fazendo ali, naquela arena improvisada, mas uma coisa é certa, ficarão ali até a última rodada, apoiando, incentivando e torcendo por seus pequenos heróis.
São as MÃES, mulheres guerreiras que se colocam incansáveis a disposição dos seus protegidos, “jogam” sem jogar, participam direta ou indiretamente de cada lance, e se alguns deles perderem alguma rodada, não faltará o incentivo, o apoio e a força.
MÃES! Mulheres de diferentes temperamentos, religiões, raças, tipo físico e etc., Médicas, comerciárias, advogadas, balconistas, arquitetas, vendedoras, domésticas, representantes, administradoras, do lar, mas todas! Todas sabem exatamente o que querem, se doam incondicionalmente, e em qualquer situação se sentem orgulhosas de suas “crias”, exibem troféus imaginários e estarão sempre presentes, não somente em torneios de xadrez, mas em qualquer atividade em que seus filhos estejam envolvidos.
MÃE! A expressão mais bonita e singela de amor existente entre os “homens terrenos”!
Parabéns a você MÃE, por tudo que representa para cada um de nós!!!!
Feliz dia das Mães !!!

Um comentário:

Migueis disse...

Nossas enxadristas, todas, são mâes. algumas efetivamente e todas potencialmente. Apresentei, numa AG uma porposta para soerguimento do xadrez feminino em nosso estado. Alguns, votaram contra. Ora, se queremos melhorar o nivel de nossos enxadreistas não podemos excluir as moças. Algumas já provaram sua superioridade sobre os rapazes. Um feliz dia da enxadrista-mãe. E que nós, as prestamos a elas todo o apoio necessário.
Migueis.