terça-feira, 5 de maio de 2009

390 - O Xadrez Escolar do Rio de Janeiro.

Mediante os resultados no FENAC 2009, são questionados o desempenho de nossos jovens atletas do xadrez que disputaram esta importante competição do cenário enxadristico nacional, que aconteceu entre os dias 30 de abril e 3 de maio deste ano, na Cidade de Londrina no Paraná.
Se formos olhar pela ótica dos resultados, ficamos com aquela sensação de que gostaríamos mesmo, de ver nossos meninos e meninas entre os melhores do país, mas essa tarefa não é tão fácil assim, pois envolve uma série de medidas complexas demais.
Uns diriam que falta talento aos representantes do Rio de Janeiro, outros dizem que não foram bem preparados, e que a culpa recai sobre os ombros dos treinadores, outros ainda acreditam que falta estrutura para se chegar a resultados mais convincentes, e ainda tem aqueles que afirmam ser necessários investimentos através de apoios e patrocínios para que esses jovens venham se transformarem em futuros campeões.
O que sabemos mesmo, é que o ensino do xadrez em nossas escolas ainda é muito precário.
Recentemente todos os meios de comunicação, trouxeram noticias de que o ensino do Xadrez no Estado do Rio de Janeiro seria a partir de 2009 obrigatório em todo o Estado. Creio que todos nós que amamos o xadrez ficamos eufóricos, felizes e radiantes com essa importante lei que permitirá que muitas crianças, adolescentes e jovens tenham acesso ao aprendizado da “Arte de Caissa”, mas talvez por falta de regulamentação ou sei lá o por que, ainda não se iniciou nas Escolas Estaduais o tão aguardado ensino do xadrez na Rede Pública.
Na rede particular alguns colégios saíram na frente e estão já há algum tempo realizando este ensino, alguns como disciplina obrigatória e outros como atividade extra-curricular. Mas também temos conhecimento de que muitos desses professores não dispõem de conhecimentos satisfatórios e necessários para que evoluam de maneira saudável a ponto de prepararem atletas em condições de participarem de competições importantes e se saírem bem nesses torneios, salvo alguns talentos isolados que surgem, mas que inda precisam ser lapidados.
É necessário capacitação “URGENTE”, pois abriu-se uma lacuna no mercado da educação escolar (o ensino do xadrez) e esta lacuna em muitos locais está sendo preenchida por pessoas que não possuem nenhuma qualificação, e aqueles que deveriam preencher essas vagas, que são os enxadristas capacitados e conhecedores a fundo do xadrez, estão esperando a oportunidade de serem enviados aos Colégios e Escolas para realizarem um trabalho forte e eficiente.
É preciso haver debates, discussão sobre o tema, seminários, palestras, tambem cadastrar esses enxadristas, prepara-los numa didática homogênea, formar grupos, criar eventos com mais freqüência envolvendo essas faixas etárias, interagir, trocar experiências, se preciso for trazer profissionais de outros estados, pois tais procedimentos serão altamente benéficos para todos. Amigos, sabemos que muitos tem até medo de dizer que dão aulas de xadrez por temerem serem retaliados ou desabilitados, outros ainda temem terem seus lugares “roubados”, pois sabe-se que quando alguém esta realizando um trabalho de implantação do xadrez em alguma escola ou outro lugar qualquer, alguém surge do nada e oferece uma proposta “indecente” para tentar tirar o lugar que aquele enxadrista esta tentado ocupar e desenvolver seu trabalho honesto.
É preciso mudar a mentalidade, e ao invés de tentar se apoderar do que foi conquistado, é unir-se a ele para juntos se ampliar os trabalhos, pois certamente a demanda já é muito grande e não temos nem condições de atender a essa demanda por falta de organização, preparação, capacitação e coragem para encarar tamanho desafio, que em muitos lugares já começou, faz tempos e hoje estão colhendo já os frutos.
Não adianta ficarmos tentando apontar as possíveis causas do porque não se obteve melhores colocações, nem tão pouco querer apontar um culpado ou culpados, creio que cada um de nós temos uma parcela de culpa nesse processo, pois permanecemos acomodados, esperando “cair do céu” aquilo que tanto esperamos, precisamos colocar a “mão na massa” e sairmos em campo para conquistar as “lacunas” que estão ai para serem preenchidas, se não o fizermos, certamente outros o farão e não adiantará depois ficarmos nos lamentando, e querendo respostas que nada verdade, sabemos muito bem quais são.

3 comentários:

wagnerovsky disse...

oi celso, vc foi o mais lucido até o momento e eu vou fazer um relato definido do que foi o FENAC ao vivo para evitar especulações

Migueis disse...

Sr. Celso, bom dia!
Há uma lei estadual, promovida por um deputado estadual de São João de Meriti, mas, primeiramenteo nosso governador foi contra, a seguir, o pessoal da SEE/RJ não sabe de nada. São uns ineptos e estão na SEE/RJ por comodidade. Por outro lado, aqueles que têm força politica para fazer valer a lei, nada fazem, esperando que futuramente o projeto de xadrez escolar venha a lher render alguns trocados. E assim vamos nós. Alguns fazem um trabalho meritorio, alguns até totalmente gratuito [eu e mauis alguns]. Lamentavelmente, entre estes, há aqueles que pretendem ganhar alguma coisa, como se a função técnica de xadrez fosse equivalente ao de técnico de futebol. Junte-se a tudo isso o total desrespeito pelos nossos jovens, pelas nossas moças, e então poderemos entender o resultado. Necessitamos uma instituição que faça o minimo necessário e instrutores [bons jogadores] que se dediquem, claramente, a melhorar o nivel de nossos enxadristas. Migueis.

wagnerovsky disse...

concordo com vc miguéis