terça-feira, 28 de abril de 2009

379 - XADREZ SUPERTICIOSO.

por Jaime André
Alguns dos melhores enxadristas mundiais revelaram as suas superstições e rituais antes dos jogos. À semelhança de qualquer outra modalidade, o xadrez é também um campo fértil para rituais e superstições que os jogadores cumprem antes decadajogo. Aproveitando o torneio Grand Prix FIDE que está a decorrer na Rússia e que reúne alguns dos melhores enxadristas mundiais, o site oficial da FIDE deu a conhecer alguns rituais a que alguns do GMs presentes obedecem antes e durante cada jogo.
Peter Leko - Não tenho nenhum segredo ou ritual especial. Talvez cada um goste de fazer algo em particular. Acho que o meu ritual principal é verificar a análise da variante da abertura antes do jogo.
Boris Gelfand - Não tenho rituais, mas gosto de ouvir musica antes dos jogos para me preparar. Como regra a música é sempre diferente, depende da minha disposição.
Levon Aronian - Eu também tenho um ritual musical. Por norma prefiro Jazz.
Peter Svidler - Tenho rituais e tenho também a resposta ideal: Não os vou revelar. Quando era muito novo, a música ajudava-me a preparar para um bom jogo. Recentemente voltei a usar essa prática, mas não me influencia a forma de jogar. Por vezes tudo depende da forma como passo o dia.
Vassily Ivanchuk - Não lhe posso chamar uma superstição, preciso apenas de estar num ótimo estado, e a música e um passeio ao ar livre ajudam-me a chegar lá.
Etienne Bacrot - Sou muito supersticioso. Um dos sinais é não fazer a barba quando as coisas estão a correr bem. É um dos detalhes e resulta enquanto resulta.
Evgeny Alekseev - Às vezes tento usar a minha caneta da sorte em torneios. Ao usar uma caneta, se tenho sucesso nos torneios continuo a usá-la, não a mudo. Até já, tem tudo estado a correr bem aqui, por isso não mudo a caneta.
Vladimir Akopian - Os jogadores de xadrez são propensos a superstições. Muitos deles são particularmente atentos ao vestuário. Se perdem, não vestem essa roupa. Se o jogo corre bem continuam a jogar com as mesmas roupas. Alguns se preocupam com a caneta. Se os jogos correm bem com uma caneta eles continuam a usá-la, senão mudam-na. Eu também ligo a estas superstições. Este torneio não me estava a correr bem no inicio, por isso guardei o fato com que estava a jogar. Agora estou a jogar com outra roupa e tem estado a funcionar.
Pavel Eljanov - Muitas pessoas têm as suas superstições. Muitos jogadores recorrem à sua caneta da sorte. No que me diz respeito, não tenho superstições. Uso apenas um regime e métodos de treino.
Alexander Grischuk - Eu não me barbeio em dias de jogo, antes ou depois dos jogos. Espero sempre pelos dias de descanso.
Gata Kamsky - Esta situação de prenúncios e superstições é tão complexa no xadrez como em qualquer outro desporto. Por exemplo: eu hoje não usei gravata. A caneta é também importante. Um outro ritual é não mudar de mesa ao jantar e manter sempre o mesmo regime e repetir tudo de forma rigorosa.

Um comentário:

MI-AF Eduardo Arruda disse...

Muito interessante essa matéria.
Eduardo Arruda