terça-feira, 7 de abril de 2009

352 - CAMPEÃO MUNICIPAL DE XADREZ JOGA DESDE OS SETE ANOS

O estudante do 9º ano do Colégio Imaculada Conceição, Rodrigo Matta Diz Varisco, de 14 anos, foi o campeão de Xadrez do módulo 1 masculino dos Jogos Escolares de Barbacena (JEB/2009). Ele venceu todas as cinco partidas. Mesmo sendo acostumado a participar de competições, como a Estadual de São Paulo, em que ficou em 6º lugar, e a nacional (19ª colocação), Rodrigo conta que está um certo tempo sem treinar, mas “se lembrou das táticas que aprendeu quando fazia aulas no Liceu Pasteur, de São Paulo, e empregou-as para derrubar o adversário”.
Rodrigo é natural de São Paulo e os seus avós maternos são de Barbacena. Depois de ganhar um tabuleiro do avô, ele decidiu, aos sete anos, fazer aulas de xadrez como atividade extracurricular. A mãe de Rodrigo, Sueli Matta Diz, conta que ele ficou mais concentrado depois que aprendeu xadrez. O estudante também se destaca no Kumon (instituição de ensino) e até vai receber em maio um troféu indicador de que está à frente do nível esperado para a sua idade.
Rodrigo é filho de Sérgio Henrique Varisco e Sueli Matta Diz e irmão de Bruno Henrique Matta Diz Varisco. Sua mãe gostaria que o filho servisse de exemplo para que outros adolescentes se interessassem por xadrez, e para que as escolas da cidade diversifiquem a grade com esse tipo de atividade que traz benefícios para o processo de aprendizado. “Muito além da jogada atual, o xadrez ensina o pensamento a se adiantar. Assim a pessoa prevê conseqüências de quaisquer movimentos no tabuleiro”, lembra Sueli.
Fonte: http://www.barbacenaonline.com.br/novo/noticias.php?c=307&inf=2

Nenhum comentário: