sexta-feira, 3 de abril de 2009

348 - FESTIVAL SOLIDÁRIO DE XADREZ COM PEÇAS DE CHOCOLATE

Páscoa solidária com xadrez de chocolate!
Páscoa, além de ser uma época repleta de chocolates, é, principalmente, tempo de se refletir sobre o amor ao próximo. Com a intenção de despertar em seus alunos o sentimento de solidariedade, as Escolas Positivo organizaram um campeonato incomum. O Festival Solidário de Xadrez com Peças de Chocolate mobilizará cerca de 1,5 mil alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio em uma atividade divertida e pedagógica. O evento acontece amanhã, a partir das 18h30, no Colégio Positivo Júnior e no Colégio Positivo Jardim Ambiental.
Tudo começa na inscrição. Para participar do primeiro Festival Solidário de Xadrez com Peças de Chocolate do Paraná, os alunos precisam doar um ovo de chocolate a partir do número 15.
Eles sabem que as doações serão destinadas a dez instituições que atendem crianças carentes em Curitiba e Região Metropolitana. Para estimulá-los ainda mais a participar do evento, a proposta é inusitada. As crianças inscritas serão divididas em equipes e jogarão xadrez em um tabuleiro de chocolate, sendo que, ao conquistarem uma peça do colega, poderão comê-la literalmente, ou ainda, guardarem o doce em um saco plástico para consumirem com a família.
De acordo com o professor Carlos Dorlass, diretor-geral das Escolas Positivo e idealizador do projeto, o objetivo do evento é estimular os alunos a se sensibilizarem com a necessidade do outro e aprenderem a jogar de forma amigável.
“A cada dez minutos, os alunos trocarão de lado no tabuleiro. Dessa forma, quem está perdendo passa a ganhar, e vice-versa”, explica o diretor. Ao término do jogo, as peças restantes serão divididas entre todos os jogadores da partida. Os alunos utilizarão luvas, fornecidas pela instituição.
As instituições que receberão as doações são: o Centro Municipal de Educação Infantil Curumim, o Centro de Educação Infantil Mariinha, o Projeto Abrindo Caminhos (das Irmãs Beneditinas da Divina Providência), o NACEP – Núcleo de Apoio às Pessoas com Câncer do Paraná, o Centro Sócio Educacional Esperança, a Associação dos moradores da Vila Santos Andrade, o Centro de Educação Infantil Leonor Castellano, o Centro de Educação Infantil Espaço Verde, o Centro de Educação Infantil Cantinho do Parque e o Centro Municipal de Educação Infantil Vila Vitória. As doações serão feitas no Colégio Positivo Júnior e no Colégio Positivo Jardim Ambiental, às 14h30 do próximo dia 7. Representantes das instituições irão até a escola e receberão as doações diretamente dos alunos, que farão uma apresentação musical na ocasião.

Um comentário:

Isabel disse...

Parabéns pela idéia,inteligente.
Abraços!