quinta-feira, 26 de março de 2009

334 - XADREZ NO CEARÁ: O XEQUE MATE DE FERNANDO ALVES LESSA

A já sexagenária Federação Cearense de Xadrez (FCX) acaba de conquistar um título importante. Desde 10 de março, a entidade conta com um FIDE Arbiter - árbitro mundial, licenciado pela Federação Internacional de Xadrez (em inglês, FIDE). Fernando Alves Lessa, presidente da instituição, recebeu a titulação, que o permite arbitrar em campeonatos internacionais e dá ao Ceará autonomia para realizar torneios desse nível. Fernando é o primeiro cearense e o terceiro do Nordeste a entrar no quadro de árbitros FIDE - Maranhão e Rio Grande de Norte também possuem a regalia. Para ele, essa é uma conquista do xadrez cearense. “Foram 12 anos de dedicação e estudo até conseguir a titulação. Isso vai aumentar o fluxo de torneios internacionais no nosso Estado”, afirma. Os resultados já podem ser vistos. Em 2008, o Ceará promoveu um torneio válido pelo ranking mundial. Esse ano, já estão programados quatro, com previsão de até seis. Para arbitrar pela instituição maior do enxadrismo mundial é preciso, em primeiro lugar, estar no quadro da confederação nacional, o passo seguinte é passar por avaliações práticas de desempenho, que consistem na participação em torneios registrados na FIDE, e o profissional precisa ainda dominar um segundo idioma. No caso de Fernando, o espanhol.
Motivação: O Fide Arbiter é o primeiro nível de árbitros do quadro da instituição, há ainda uma categoria superior que é a International Arbiter. Para chegar a essa titulação é necessário conquistar uma pontuação por participação em torneios continentais, que a FIDE chama Zonais por dividir o mundo em seis zonas de competição. Fernando se prepara para começar o caminho rumo à titulação, em julho vai arbitrar no torneio Zonal IV, no Rio de Janeiro. Apesar do bom resultado, a arbitragem enxadrística do Ceará ainda é tímida. São apenas dois árbitros ligados à Confederação Brasileira de Xadrez (CBX).
Para melhorar o quadro, a FCX vai promover um curso de formação de novos árbitros e outro de aperfeiçoamento, pois as regras da FIDE sofreram alterações recentes.
Em 2008 Foram registrados 2.830 enxadristas na Federação Cearense de Xadrez e realizados 205 torneios pela FCX.
Fonte: http://www.opovo.com.br/opovo/esportes/865457.html

Nenhum comentário: