terça-feira, 17 de março de 2009

306 - COLUNA ENXADRISTICA DE TIAGO AUGUSTO DA SILVA DIVULGA O XADREZ EM PRESIDENTE EPITÁCIO - SP

Por Tiago Augusto da Silva
xadrezepitaciano@gmail.com
O Jogo dos Reis, assim também é conhecido o Xadrez, denominado como sendo a ginástica da inteligência, este esporte, arte e ciência, tem se difundido no mundo inteiro e ganhando milhões
de praticantes; estima-se que cerca de 605 milhões de pessoas em todo o mundo sabem jogar xadrez e, destas, 7,5 milhões estão associadas a federações nacionais que existem em 160 países.
O Xadrez é um jogo de natureza tática e estratégica para dois jogadores, a forma atual do jogo surgiu no sudoeste da Europa na segunda metade do século XV, durante o Renascimento, depois de ter evoluído de suas antigas origens persas e indianas. Nele não está envolvido o elemento sorte. O objetivo é dar xeque mate ao Rei do oponente e para tanto, cada jogador necessitará de muita concentração e esforço intelectual. Assim, apresento esta coluna dedicada a este esporte que, hoje no Brasil, tem se difundido largamente; muitas faculdades e escolas têm incluído a prática do xadrez em sua grade curricular; uma recente publicação na internet, da associação baiana de cegos, fala sobre os benefícios atingidos pela prática deste esporte entre os deficientes visuais, “A quantidade de jogadores de xadrez, que têm deficiência visual tem crescido a cada dia. Por ser uma forma de desenvolver a concentração e a inteligência, o xadrez traz diversos benefícios a quem o pratica, além de ser mais um colaborador na busca da inclusão social dos deficientes visuais”. E portanto passo a compartilhar um pouco sobre O Jogo dos Reis, esperando contribuir para que mais e mais pessoas tornem-se praticantes deste esporte que atrai milhões de pessoas em todo o munto pelos seus benefícios, pela sua complexidade e pela sua beleza.
Nas próximas publicações desta coluna, pretendo apresentar partidas de Grandes Mestres, Problemas e incríveis curiosidades sobre o Xadrez, espero com isso poder informar e divertir osestimados leitores.

Nenhum comentário: