sábado, 28 de fevereiro de 2009

264 - CONFERÊNCIA INTERNCIONAL DE XADREZ EM TURIM NA ITÁLIA

A comissão regional Piemontese FSI, com o FSI Conselho mecenato, organizou em Turim nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, uma Convenção Internacional sobre o tema:
"Xadrez: um jogo de crescer com", com base nos métodos de ensino escolar e no ensino do xadrez nas escolas e suas potencialidades para o desenvolvimento de capacidades cognitivas na personalidade. Dentro da convenção, que foi realizada em Inglês, com tradução simultânea em italiano.
Em primeiro lugar foi a apresentação de alguns dos principais e mais recentes planos de investigação científica sobre o assunto, e também foi feita uma exposição de um esboço muito mais completo das experiências com o xadrez pelo corpo docente e os métodos e experiências concretas nas escolas de todo o mundo. A convenção foi uma oportunidade para mostrar as diferentes realidades do ensino italiano do xadrez, para reunir dados precisos relativos a esses ensinos e compará-los com as diversas experiências internacionais. Todos os representantes presentes, nacionais e regionais das escolas assistiram a convenção, de modo que o objetivo desta reunião foi também o de criar e servir como um modelo para uma cooperação mais estreita entre o ensino do xadrez e a instrução escolar.
Por ocasião da convenção, a Comissão para a Juventude e Didatica Escolar - FSI também realizou reuniões e elaboraram um documento final, que foi demonstrado na convenção, contendo linhas de orientação para uma predisposição de um protocolo comum didático adequado, no sistema escolar, ao longo da Itália, a fim de melhor qualificar o papel do Instrutor de xadrez escolar. Foi uma importante oportunidade de conhecer, comparar e analisar de perto, as questões do ensino do xadrez escolar.
Dr. Roberto Rivello Presidente da F.S.I. Piemontese Comissão Regional

Nenhum comentário: