quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

253 - XADREZ, BRASIL, CARNAVAL E FUTEBOL!

NO MUNDO, O XADREZ É CADA VEZ MAIS ESTIMULADO, INCENTIVADO E APOIADO. NO BRASIL PRECISAMOS ACOMPNHAR ESSA TENDÊNCIA MUNDIAL, SENÃO SEREMOS ETERNAMENTE CONHECIDOS COMO O PAÍS DO FUTEBOL E DO CARNAVAL!
Recebo todos os dias informações sobre o xadrez no Brasil e no mundo inteiro, e percebo que a valorização que é dada a “Arte de Caissa” fora do Brasil é muito grande, paises e nações de diversas origens incentivam, apóiam e patrocinam o xadrez de uma forma bastante intensa, pois esses povos e nações já descobriram há tempos, o que nós ainda no Brasil não descobrimos, ou se descobrimos, não demos ainda o devido valor e importância.
Na formação cultural e intelectual, principalmente em todos os níveis estudantis dessas nações, tais como: França, Holanda, E.U.A, Espanha, Rússia e etc... Percebe-se que o xadrez faz parte, e de uma forma geral e natural da sua cultura, pois são conhecedores dos benefícios que isso produz, principalmente na educação e formação das crianças, adolescentes e jovens. È também do conhecimento daqueles que acompanham as noticias do xadrez no mundo, que se colhe os “louros” oriundos desse trabalho fabuloso da introdução do xadrez na vida dos indivíduos em diversas faixas etária, mas principalmente a partir da fase infantil, e em todos os níveis escolares. Quando se incentiva esses meninos e meninas a praticarem, e levarem a sério à prática do xadrez, percebe-se que se tornam adultos diferenciados daqueles que não tiveram o privilégio de receberem esses ensinamentos enxadristicos. As pesquisas cientificas afirmam que crianças, adolescentes e jovens que praticam o xadrez se destacam em suas vidas seculares, ou seja, tornam-se bem sucedidos socialmente falando.
Dan e Laura Shermam são educadores e professores de xadrez em Cleveland, nos Estados Unidos da América, no estado de Ohio. Afirmam categoricamente em um artigo em seu Site oficial:http://www.yourchesscoach.com/, que quando o xadrez é introduzido na vida de uma criança ainda nos seus 5 ou 6 anos, certamente que essa criança escolherá que caminho seguir e se tornará muito bem sucedida em suas escolhas, seja em qualquer seguimento, mas principalmente no profissional, e ainda faz uma colocação que deveria servir de reflexão para nós brasileiros: Imagine onde ficaríamos como um país, se a nossa próxima geração tivesse uma boa resolução de problemas e habilidades para resolve-los!
Os nossos mandatários, empresários, educadores, intelectuais e as classes dominantes da nossa sociedade precisam saber que o xadrez é muito mais do que apenas lazer, é acima de tudo: Esporte, arte e cultura, pois é uma atividade lúdica e ao mesmo tempo cientifica, daí o termo jogo-ciência, de origem milenar que se tem praticado por quase todos os países do mundo e que encerra um corpo de conhecimentos e experiências que constituem patrimônio cultural da humanidade.
Tem uma base matemática: A matemática é um instrumento e linguagem da ciência, da técnica e do pensamento organizado. Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: Atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, etc...; Capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do indivíduo. Estimula a auto-estima, a competição saudável e o trabalho em equipe. Pode ser utilizado como elemento estruturante do tempo livre do indivíduo. Proporciona prazer em seu estudo e prática. Por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais. Devido às suas múltiplas virtudes, contribui para a formação de melhores cidadãos.
È necessário à massificação do xadrez em nossa nação, investimentos precisam ser feitos no setor urgentemente, apoios financeiros e patrocínios para que estejamos também acompanhando essa tendência mundial. A imprensa, falada, escrita e televisada também precisa ajudar a divulgar os benefícios da “Arte de Caissa”.
No Brasil investe-se em tantas coisas menos benéficas e deixa-se de investir em algo que trará em tempo médio e longo, muito mais qualidade intelectiva para aqueles que estarão no futuro à frente de vários seguimentos da sociedade em nosso país.
Precisamos buscar parcerias e apoios de empresas privadas ou não, entidades culturais, organismos públicos, mas também é necessário haver comprometimento sério nestas parcerias para que realmente os recursos conseguidos sejam utilizados de forma honesta e inteligente. A formação de profissionais qualificados na área de ensino do xadrez tambem é mister neste processo, pois sem essas iniciativas continuaremos a “engatinhar”, embora alguns Estados da Federação já se utilizam, bem verdade de forma ainda modesta, mas se utilizam desses mecanismos, sem os quais fica inviável a divulgação, proliferação e massificação do xadrez, em nosso Brasil, país tipicamente reconhecido pelo futebol e carnaval.

Nenhum comentário: