terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

183 - CIRCUITO DE XADREZ DE OEIRAS 2009 - I TORNEIO DO INSTITUTO ESPANHOL

André Pinto e João Meira causaram sensação no I Torneio do Instituto Espanhol, que decorreu nas instalações do Dafundo, a contar para o Circuito de Xadrez de Oeiras.
André Pinto impôs-se não só aos juniores, mas, desta vez, também nos seniores. Antes mesmo da prova, também Meira, vice-campeão nacional de sub-14, causara sensação, ao informar que este ano disputaria o Circuito no escalão sénior.
Esta opção, pode ser justificada em termos técnicos, dada a diferença de valor em relação aos rivais do mesmo escalão, mas representa um considerável rombo nas pretensões da sua equipa ao nível colectivo.Isto numa altura em que a Associação Desportiva de Oeiras parece perder fôlego, com alguns dos seus principais valores empenhados no xadrez federado, e outros trocando o clube pelas cores das respectivas escolas.
Mas durante a prova, nem a ausência do campeão em título, Amílcar Miranda, tirou interesse a este torneio. Com 24 jogadores num suíço em cinco sessões, era óbvio que não seriam permitidos deslizes.
A primeira vítima foi o jovem Meira, que encontrou em Filipe Romeiras um adversário demasiado forte para o seu xadrez actual. António Santos e o mesmo Romeiras foram as vítimas seguintes, perdendo na terceira ronda frente a André Pinto e Carlos Aguiar, respectivamente.
O empate entre este último e Filinto Teixeira na sessão seguinte, se não os deixava fora da corrida, permitia no entanto a Pinto, vencedor de Carlos Bajouco, ficar com uma opção privilegiada para a conquista do torneio, com meio ponto de vantagem sobre Aguiar e Teixeira, um sobre Santos, Romeiras, João Seia e Meira.
O embate entre André Pinto, de brancas, e Carlos Aguiar foi curto. Uma variante empatativa da defesa francesa conduziu a um inevitável. A Pinto bastava que Filinto não ganhasse para garantir o primeiro lugar, Aguiar precisava disso e de que o desempate lhe fosse favorável, como se previa, para ser o melhor sénior e entrar o ano a liderar o Circuito.Na mesa do lado, Filinto Teixeira não conseguiu tirar vantagem do espaço concedido por António Santos que controlou sempre a partida e acabou por se impor com um final superior. João Meira, por seu turno, salvou-se de um ataque demolidor, acabando por aproveitar uma falha de João Seia para se impor, terminando em quinto lugar a sua estreia entre os “grandes”. Rafael Portela (A Luís de Camões) e Thibault Févry completaram o pódio júnior.
Nos juvenis, com fraca representação da AD Oeiras (terminou sábado a série de apuramento para o Campeonato de Lisboa que envolveu vários destacados jovens oeirenses) e sem mesmo o atual líder do circuito João Figueiredo, a luta envolveu principalmente os irmãos Tiago e Francisco Freire, e o olivalense Adolfo Ribeiro, da Associação Luís de Camões.No final, a vitória foi do forasteiro que somou todos os pontos possíveis, mais um que os irmãos Freire. Desataque ainda para a equipa da casa, liderada por Miguel Cervera, brilhante quarto classificado na sua estréia.
Em termos coletivos, registro para o desempenho do Caravela d’Ouro – Xadrez que, pela primeira vez desde o Torneio ao Ar Livre da AD Oeiras, em Setembro último, é a equipe mais pontuada num torneio.Ainda assim, a equipe de Oeiras mantém a liderança do Circuito por dez pontos. A Escola da Quinta do Marquês e Universidade Sênior ocupam já os mesmos lugares com que terminaram o Circuito 2008 (3º e 4º respectivamente). Após a sua prova, o Instituto Espanhol é agora quinto.
No escalão sênior, com apenas uma prova pontuável, a classificação replica o resultado do torneio. Carlos Aguiar é, pois, o primeiro líder. André Pinto lidera os juniores e João Figueiredo os juvenis.
A próxima prova do Circuito de Xadrez Oeiras 2009 será o II Torneio Caravela d’Ouro Xadrez, a ter lugar no sábado dia 14, naquele restaurante de Algés.
Fonte: http://www.desportonalinha.com/?action=article&id_article=5181

Nenhum comentário: