sábado, 3 de janeiro de 2009

112 - A CIÊNCIA DO SEXO EXPLICOU O XADREZ

Um estudo publicado pela Real Sociedade considera que os homens tem superioridade sobre as mulheres no xadrez em relação ao topo do jogo, isso pode ser explicado pelo tamanho da população, uma vez que existem muito mais homens praticando o jogo. Há uma grande gama de habilidades, ou seja, mais individuos que fazem parte do grupo de elite, a parte superior.
As mulheres são muito melhores do que os homens, em tantas coisas, mas de acordo com um relatório publicado pela Royal Societ, o xadrez não é um deles. O tema de diferenças sexuais quando se trata de questões da mente é dificil dizer isso, aqueles que desejam defender que as mulheres são mais inteligentes, não são tão sabios assim, pois quanto aos homens pondo o xadrez como prova disso, confirma-se essa teoria, embora obviamente que as meninas podem jogar, mas dificilmente uma mulher será campeã do mundo jogando entre homens.
Mas antes de olhar a cultura biológica ou alguma outra explicação para a disparidade, os cientistas dizem que voce precisa fazer a matemática. Grandes jogadores de xadrez são atribuidos com base em seu desempenho em relação aos outro jogadores. Então, os cientistas compararam os ratings do inicio de 100 homens e 100 mulheres do topo, jogadoras da Alemanhã, e eles descobriram que os homens realmente superaram as mulheres. porem, esta diferença pode ser quase totalmente explicada pelas estatisticas, porque a maior população, o mais amplo leque de escores é medido pela curva do sino. É porque muito mais homens do que mulheres tem desempenho melhores. Quanto mais as mulheres desempenham, algumas tambem deveriam atingir os estremos, o topo, como os homens, para que pudessem dizer: xeque mate.

por: Karem Hopkin: http://www.sciam.com/ (scientific American)

Nenhum comentário: