domingo, 4 de janeiro de 2009

116 - ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPINAS RECEBEM 500 KITS DE XADREZ PARA O ANO LETIVO!


Alunos do ensino fundamental da rede municipal de educação terão este ano mais um instrumento para ajudá-los a alcançar uma educação de qualidade: o xadrez. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), disponibilizou 500 kits do jogo para todas as Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental).

Cada kit é composto por um tabuleiro oficial, peças e um livro que, além das regras, traz a história e explicações sobre o jogo. Para que a prática seja efetivada e chegue aos alunos em cada unidade, os professores de todas as disciplinas dos últimos anos do ensino fundamental receberão curso teórico e prático sobre o xadrez, a ser ministrado pelo Cefortepe (Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa Educacional) da SME.


"O xadrez vai ser mais uma possibilidade de ensino nas escolas, e isso será possível por meio de várias disciplinas como educação física, história e matemática. Nosso objetivo é que até o fim do ensino fundamental os alunos estejam dominando o jogo e saiam da escola com mais esse conhecimento, que visa uma formação integral", afirma Neiva Toledo, coordenadora do Programa Arte e Movimento, do qual o projeto Xadrez faz parte.Nas Emefs Professor Ciro Exel Magro; Odila Maia Rocha Brito; Raul Pila; Dr. João Alves dos Santos; Virgínia Mendes Antunes Vasconcelos; e Clotilde Barraquet Von Zuben, o projeto Xadrez já é desenvolvido e os resultados com os alunos são visíveis. Desde os primeiros anos do ensino fundamental, as crianças já começam a se familiarizar com o jogo por meio da dama e, assim que passam para os anos finais, aprendem desde o nível básico, até o mais avançado do xadrez. Concentração, raciocínio, disciplina são algumas das características desenvolvidas pelo jogo que ajudam na formação dos estudantes e nos desafios da vida.

Nenhum comentário: