sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

61 - XIV EDIÇÃO DOS JOGOS SUL-AMERICANOS ESCOLARES- 2008

14ª edição dos Jogos Sul-Americanos
Escolares em Montevidéo na capital Uruguaya.

Cerca de 150 jovens atletas brasileiros de 12 a 14 anos estão em Montevidéu, no Uruguai, para participar da 14ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares, que começam nesta segunda-feira (1°). A equipe do Brasil é formada pelos campeões das Olimpíadas Escolares de 2008, realizada em Poços de Caldas (MG), em setembro.
Os estudantes vão disputar provas de atletismo, basquete, handebol, xadrez e vôlei. Para o presidente da delegação e diretor do Departamento de Esporte de Base e de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, André Arantes, os jogos escolares internacionais são importantes para a descoberta de novos talentos.

Esse pessoal é muito novo e já é fruto de um processo seletivo que começou nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Temos aqui atletas de todas as regiões e a maioria deles sai pela primeira vez para participar de um evento internacional, afirmou em entrevista Agência Brasil.
Em 2007, a competição foi realizada no Chile e o Brasil foi campeão geral dos jogos, com 25 medalhas de ouro, 24 de prata e 13 de bronze. Arantes acredita que os atletas brasileiras vão repetir o bom desempenho em Montevidéu.

O Brasil ainda negocia sediar as próximas edições do evento. O presidente da delegação destaca que o Sul-Americano Escolar também tem a função de incentivar o esporte dentro das escolas.
Quando a gente olha para o esporte na escola, deve olhar com uma visão dupla. Primeiro, ele democratiza o acesso ao esporte porque faz com que a maior parte das crianças participe de jogos escolares e municipais. E, ao mesmo tempo, a escola permite que os talentos possam se desenvolver e participar de competições cada vez mais representativas, avalia.

Os Jogos Sul-Americanos Escolares seguem até 5 de dezembro.
O evento acontece de 30 de novembro a 06 de dezembro na cidade de Montevidéu, no Uruguai, e contará com atletas de 12 e 14 anos de 10 países da América Latina. Brasil e o anfitrião Uruguai ,estarão presentes a Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Venezuela.

A abertura do evento aconteceu na segunda-feira (30/11) às 19:00hs, horário local.

Os atletas brasileiros já começaram a competir nas modalidades de Handebol, Voleibol, Basquetebol, Xadrez.
A equipe de xadrez que representa o Brasil é formada por: Jardim Daphne, Supi Luis, Silva Julia e Cassemiro Joao
O Horário das partidas : 09:00 e 14:30 (Masculino/Feminino)

Nenhum comentário: