segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

79 - VISITA AO BANGU ATLÉTICO CLUBE, VAMOS REATIVAR O XADREZ NO BANGÚ!!!

Nesta segunda-feira de tempo nebludo, e as vezes até chovendo, fomos fazer uma visita , nesta tarde, ao Bangú Atlético Clube, clube no qual tenho um carinho muito grande, pois foi justamente no salão nobre deste tradicional clube carioca que participei do meu primeiro torneio de xadrez, e isso já fazem uns bons anos, no tempo em que jogavamos apenas entre amigos e sem preocupações com pontos ou ratings, rs. Lembro-me do saudoso Jorge Lemos que nesse
evento, que não me recordo agora o nome, foi o campeão, e lembro tambem de algumas pessoas que participaram, Sr.Monteiro de cavalcante, Dr. Naércio e seu pai Gérson, o Jorge Moraes, Fernando Santana, Maximiano Reboredo, e tanta gente boa que jogava o xadrez num ambiente bem amistoso e descompormissado com resultados, mas apenas pelo fato de interagir e praticar um esporte saudável e ao mesmo tempo desafiante.
Tambem neste salão nobre passei muitas noites dançantes, nos bailes de sábado a noite, e até mesmo as sextas-feiras a partir das 22:00hs no famoso pagode do Castor. Lembro-me tambem que na Praça da Igreja de Sta. Cecília, tinhamos o hábito de jogar o xadrez até de madrugada e o barulho da música que vinha do clube não nos encomodavam, rs.
Eu, o MF Eduardo Arruda, Presidente do PSXC-Praça Seca Xadrez Clube e Maximiano Reboredo tambem da Diretoria do PSXC, conseguimos uma reunião com Sr. Angelo, Diretor de Esportes do Bangú, a pauta da reunião foi a reativação das atividades enxadristicas no clube, já que existem muitos enxadristas espalhados por Bangú e pela Zona Oeste carioca, e que não estão filiados a nenhum clube de xadrez, alem de oferecermos mais uma atividade hiper-saudável a todos que se interessarem, sócios ou não, tambem poderemos utilizar o espaço social para realizarmos os trabalhos, oficinas, torneios, treinamentos, ou seja, agregar as pessoas que já praticam o xadrez, e aquelas que irão chegar para aprender, oriundas do próprio clube ou de pessoas indicadas por aqueles que irão frenquentar os trabalhos. O Sr. Angelo nos deu total apoio e estaremos inciando as atividades em janeiro próximo.
Na oportunidade o MF Eduardo Arruda solicitou ao Diretor de Esportes, o salão nobre para que seja realizado nos dias 17,18,19 e 20 de Janeiro, o I Campeonato Magistral do Praça Seca Xadrez Clube, que foi adiado deste mês de dezembro, torneio esse que valerá rating, FEXERJ, CBX e FIDE, o que ficou acordado faltando apenas oficializarmos o pedido via oficio, para então a partir deste evento iniciarmos definitivamente os trabalhos enxadristicos no Bangú Atlético Clube. Nosso objetivo, alem de resgatar o xadrez banguense, é tambem disponibilizar mais um lugar onde poderar-se-a patricar a "Arte de Caissa", buscar os antigos enxadristas da região e prospectar os novos, buscar apoio junto ao comércio local na tentativa de conseguirmos patrocinio para realização de grandes eventos, para que a comunidade banguense venha fazer parte, direta ou indiretamente das nossas atividades, organizar as oficinas para as crianças, adolescentes e jovens, tambem realizar um programa de iniciação e ensino do xadrez para as pessoas da terceira idade e etc..
Agora é oficializarmos essa intenção, e nos programarmos para 2009 !!!

4 comentários:

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Seria excelente reativar um espaço de xadrez no Bangu A.C.. , abrigando interessados do bairro, além de Realengo, Padre Miguel e Senador Camará.
Estão de parabéns!

Celso Renato disse...

Verdade amigo Maia, isso é um sonho de muitos,inclusive meu, estamos confiantes e torcendo para que tudo dê certo, se confirmando vamos trabalhar para que as coisas venham acontecer. Hoje estou creditando na conta do vendedor, o valor correspodente aos 10 relógios, espero que chegue ainda antes do natal. valeu, fique com Deus

Marco Coutinho disse...

Muito boa a idéia de revitalizar este espaço perdido na Zona Oeste! Já joguei torneios aí, com Jorge Moraes, Fernando Santana, Maximiano, Antônio Gomes, os falecidos Manoel Jonis e Edumar, Wellington Monteiro, Reinaldo, Edison Damasceno, Wallace Machado, Gerson e Naerson Correa, Dilson Soares, Sobrinho, Jailton e muitos outros que agora esqueço. Sucesso nesse empreendimento!!

Celso Renato disse...

Obrigado pela visita mestre, estamos nos empenhando nisso, se Deus quiser dará certo.Precisamos resgatar não só esse espaço, mas outros que por motivos que desconhecemos tambem encontran-se ainda desativados e abrir novos trabalhos tambem. Fique com Deus e apareça sempre!