quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

81 - SOB NOVA DIREÇÃO ASSOCIAÇÃO DE XADREZ DO KWANZA SUL PROMETE MASSIFICAR A PRATICA DO XADREZ EM ANGOLA







Angola é um país da costa ocidental de África, cujo território principal é limitado a norte e a leste pela República Democrática do Congo, a leste pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico. Angola inclui também o enclave de Cabinda, através do qual faz fronteira com a República do Congo, a norte. Para além dos vizinhos já mencionados, Angola é o país mais próximo da colónia britânica de Santa Helena


A massificação do xadrez em toda a extensão da província do Kwanza-Sul será uma das apostas, nos próximos quatro anos de mandato, do novo elenco diretivo da associação provincial da modalidade.Em declarações à Angop, o secretário-geral da associação, César Alberto Rodrigues, adiantou que o novo elenco vai massificar a modalidade nas escolas e em toda a extensão do território.Acrescentou que existe na província muitos jovens interessados em praticar o xadrez, por isso vão apostar na formação dos atletas. “O Kwanza-Sul tem demonstrado nas provas nacionais a sua potencialidade, facto que engrandece a modalidade na região.”Alberto Rodrigues referiu que o novo elenco vai trocar experiências com outras associações provinciais para que a modalidade se imponha a nível nacional. “Vamos trabalhar com vista à construção de uma sede social.”














Em Novembro de 2008,com vista a simbolizar o grande projecto que a Federação Angolana de Xadrez idealizou para os proximos 4 anos de mandato, foi realizada uma grande simultânea de xadrez, em praça pública, onde estiveram presentes ilustres individualidades do desporto Angolano.
A figura de destaque presente no acto foi o Presidente da Federação Angolana de Xadrez, Dr. Aguinaldo Jaime, que executou o lance inaugural das simultâneas.
O Mestre Internacional Adérito Pedro, Heptacampeão Nacional Angolano e Valquiria Rocha, foram os simultâneadores das 90 crianças presentes ao acto.
A provincia de Luanda e a de Benguela são os polos inaugurais deste ambiocioso projecto, tendo já controladas um número aproximado de 400 crianças que estão a ser baptizadas por CAISSA.


Nenhum comentário: