segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

56 - PROPONHO UMA SIMPLES REFLEXÃO, NEM TUDO É FESTA!


O Campeonato Interclubes 2008 da FEXERJ foi um sucesso, enxadristas renomados marcaram presença, neste que é sem duvida o principal evento do calendário carioca de xadrez.
1 GM, 7 Mis, 9 MFs, muitas equipes e pessoas agregadas estiveram nos dias 29 (sábado) e 30(domingo) de novembro de 2008 nas dependências da AABB-Tijuca, onde o evento aconteceu neste ultimo final de semana.
O local estava abarrotado de pessoas, e como diz meu amigo Maia no seu conceituado Blog, na postagem de numero 140, denominada Interclubes 2008: Interclubes é legal para rever pessoas bacanas!.
O ambiente foi de muitas pessoas tramitando para lá e pra cá, atentos as partidas, principalmente as que aconteciam na mesa 1, onde a equipe Classe “A” do Clube de Xadrez Grande Roque permaneceu durante todas as 6 (seis) rodadas. Dirigentes, representantes e capitães de equipes dos clubes participantes, juntamente com os atletas, articulavam, definiam e especulavam sobre suas estratégias para as partidas, sempre de olho no resultado de cada rodada, “figurinhas carimbadas” conhecidas do xadrez carioca, observavam tudo atentamente, ou para simplesmente não deixarem de estarem a par dos fatos, ou até mesmo para detectarem algumas falhas, para depois poderem explora-las em forma de criticas. Familiares, parentes e amigos dos atletas oferecendo aos seus pupilos todo o apoio necessário para vê-los triunfar na competição, personalidades do xadrez também permaneceram nos 2 (dois) dias do evento acompanhando tudo de perto, até mesmo quem entrou despercebidamente no salão de jogos sem saber ao certo o que estava acontecendo, olhava meio que perplexo, sem entender muito o que tantas pessoas estavam ali fazendo, olhando para aqueles tabuleiros de papelão e peças de madeira ou plástico por muitos minutos atentamente, como se estivesse para desvendar um enigma sem solução (embora muitas das vezes, é esse mesmo o quadro de uma partida de xadrez, rs). Até mesmo as crianças mostraram que estão preparadas para esse cenário competitivo, quase sempre muito cansativo, de termos 3 (três) rodadas num único só dia (como Nuno Cobra que é formado pela Escola de Educação Física de São Carlos e pós-graduado pela Universidade de São Paulo. Foi preparador físico de Ayrton Senna, Mika Hakkinen, Rubens Barrichello, Abílio Diniz entre outros. É autor do best-seller "A Semente da Vitória".) escreveu em seu artigo: Jogar xadrez exige preparo físico.

Um enxadrista conhecido de quase todos nós, não se fazia presente neste evento, mas isso não tem tanta importância, pois este enxadrista do qual estou me referindo, não é nenhum MF ou MI nem tão pouco GM ou presidente ou Dirigente de algum clube de xadrez, e muito menos possue posição social destacada na sociedade em que vivemos, é como proseia MC Marcinho em um trecho de sua música Funk (embora não goste deste estilo musical, mas serve para ilustrar perfeitamente o quero dizer) RAP do Silva, que diz: “era só mais silva que a estrela não brilha...”.

LUIZ CARLOS RODRIGUES DA SILVA (embora tenha o mesmo sobrenome que o meu, e até poderia ser meu parente ou familiar, mas não é, e sim apenas uma dessas tantas coincidências que a vida nos apresenta). É um enxadrista Classe “B”, com Rating de 1795 que joga pelo PSXC – Praça Seca Xadrez Clube e federado na FEXERJ sobre o numero de registro: 45 !!! E com 1023 partidas jogadas e registradas na Federação Carioca !!! Sendo o 4 (quarto) com o maior numero de partidas no Rio de Janeiro, ficando somente atrás do MF Wagner Guimarães Peixoto com 1179 partidas, MF Eduardo Arruda 1228 e MF Ricardo Teixeira com 1414 (segundo site da FEXERJ).
Quem não se lembra da cena horrível que quase todos presenciaram no Campeonato Popular Carioca 2008, não me recordo, se no dia 8 ou 9 de novembro de 2008, onde LUIZ CARLOS RODRIGUES DA SILVA, debruçado sobre a mesa em que estava jogando, totalmente alcoolizado e praticamente desmaiado sem nenhuma condição de jogo, acaba perdendo sua partida no tempo.
Muito lamentável!!! Nem só de glória, alegrias e beleza vive o xadrez carioca!
Não quero com isso dramatizar, nem muito menos culpar ou responsabilizar alguém por esse momento difícil que ele com certeza esta passando na sua vida social, familiar ou em qualquer outra área, mas gostaria de deixar registrado aqui a titulo de REFLEXÃO, pois este enxadrista tem uma importância histórica para o xadrez carioca, por suas inúmeras participações em competições oficias em nosso Estado, às vezes priorizamos tantas outras coisas, e esquecemos de considerar outras de maior importância, muitos recursos são disponibilizados para efetuarmos um evento grandioso e as vezes com somas bem menores poderíamos ajudar a tirar uma pessoa de tamanha importância, da situação degradante em que se encontra, quero ser o mais sincero e o menos hipócrita possível, se fosse uma pessoa de respaldo social ou posição elevada na sociedade e tivesse caído, numa dessas situações que ninguém está livre de cair na vida social, devido há inúmeros fatores, certamente que a ajuda viria de imediato e a "toque de trombetas", mas tratando-se de um “Bêbado” (como muitos se referem a ele), fica difícil alguém se mobilizar.
Possa ser que depois que a pessoa morra, apareça algumas pessoas que farão discursos inflamados em defesa do “pobre alcoólatra”, mas ai será tarde demais e a ajuda não será mais necessária.

O xadrez é nobre, e nós enxadristas devemos acompanhar a nobreza do xadrez e sermos mais participativos, misericordiosos, ajudadores e cúmplices, em questões como esta, pois volto a repetir, ninguém esta livre de situações adversas nessa vida, seja lá por qualquer motivo, pois não quero entrar nessa área do porque tal situação atípica acontece.
Mas sei de uma coisa, ele deve estar sofrendo por não ter tido a oportunidade de participar desse evento. Consciente ou inconsciente, bom ou alcoolizado, ama o xadrez como todos nós amamos!Não vamos nos esquecer daquele que acima de tudo é um ser humano, homem, enxadrista e que por inúmeras vezes esteve frente a frente conosco numa importante ou simples partida de xadrez!
Nota : 05 de Dezembro de 2008
Quer tranquilizar os amados enxadristas que demostraram juntamente comigo preocupação com LUIZ CARLOS RODRIGUES DA SILVA, em função dos fatos narrados por mim, neste post. Estive com ele, oferecendo-lhe ajuda naquilo que estivesse necessitando, mas por hora está com suas necessidades supridas e recebendo apoio dos seus familiares, em função de um problema de saúde que acometeu sua querida Mãe.
Aproveitei a oportunidade para convida-lo a participar do torneio FIDE que estará sendo realizado em janeiro próximo, em função de ter sido adiado de dezembro para o mês seguinte, gentilmente o MF Eduardo Arruda - Presidente do PSXC me autorizou a inscreve-lo no torneio e oferecendo-lhe isenção de inscrição ou qualquer valor que venha onera-lo, e ainda me prontifiquei a pega-lo, e leva-lo de volta nos dias do torneio FIDE acima citado para que não precise dispor de nenhuma quantia para participar, e assim sendo estará (se possivel for) voltando as atividades enxadristicas e com isso muito nos alegrando. Agradeço a todos!

7 comentários:

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Como poderemos ajudar o Luiz Carlos?

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Esta semana farei a contribuição, via BB, para a aquisição do relógio.

Grande abraço.

Maia.

Celso Renato disse...

Amigo Maia, tenho estado meio ocupado com muitas coisas, mas vou arrumar um jeito esta semana ainda de localiza-lo através de pessoas que tem acesso a ele, e avaliar a situação atual para ver no que podemos ajuda-lo, e aviso a voce com certeza. Mais uma vez obrigado pelo apoio! Desejo uma ótima semana e fique com Deus!

Marcelo disse...

Celso
Confesso que fiquei surpreso com o post,alias brilhante.Sabe,por exemplo eu jamais escreveria algo, pq é constrangedor. Conheco Luiz de longa data e infelizmente já vi as cenas. Nada fizemos justamente por entendermos seu problema. É bom frisar que ele não estava proibido de participar, inclusive estava inscrito na equipe do PSXC. Não é o único caso que temos.
Sóbrio, é um cara super-legal e nos contou parte do que passa.Talvez nem vc saiba, mas ele mora com a mae já idosa,que recentemente sofreu um AVC. Bem, o endereço eu tenho e o Wallace, seu vizinho já o levou algumas vezes.

Celso Renato disse...

Na verdade Marcelo, não tinha a intenção de causar um constragimento nas pessoas, mas apenas chamar a tenção por uma causa que considero importante, ajudar, e mais ainda, uma pessoa do nosso meio e como voce mesmo falou é um cara super-legal, tem vezes que o apoio se faz necessário, seja da forma que for, acredito que o dificil é estar e permanecer sozinho Vou sim, na casa do Wallace e tentar chegar até ele e saber o que realmente esta acontecendo, para saber como podemos ajudar.
Temos amigos em vários setores da sociedade e quem sabe uma iniciativa de ajuda o sensibilize, a pelo menos tentar desistir de continuar nesse quadro
tão preocupante.

Xadrez do Bil disse...

Prezado Celso,
Soube do seu Blog através de outro Blog o do Krikor.
Passei para dar uma olhada e realmente fiquei chocado por não fazermo nada por um enxadrista, como o Luiz Carlos.
Solicito-lhe a possibilidade de localizá-lo e iniciarmos uma campanha de fraternidade natalina para ajudá-lo.
Conte comigo.
Angelo Bil Ramos
angelobil@globo.com

Celso Renato disse...

Angelo, estava resolvendo uns problemas importantes de familia e por estar sem carro, não pude ainda chegar até ele, mas hoje ainda estarei saindo na tentativa de encontra-lo, medir a situação e ver o que podemos fazer para ajuda-lo, e ai aviso a todos os interessados em fazer tal coisa, desde ja te agradeço a solidariedade e a visita no blog. Fique com Deus e bom dia!