domingo, 28 de dezembro de 2008

101 - A VIDA E O XADREZ !


Por Igor Rykovsky
Um grande mestre ensinava xadrez aos seus alunos, e logo de início cita uma frase:
- Meus pupilos, sabiam que o xadrez imita a vida e a vida devia imitar o xadrez?
- Como assim mestre? - Questiona um aluno.
- Vejam... Na vida devemos organizar nosso cotidiano, devemos ser metódicos com horários de dormir, de acordar, de comer, de banhar, entre outros. Essa organização corriqueira seriam os peões do nosso jogo. Eles tem a movimentação lenta, quem não conhece o jogo direito não dá muita atenção a eles, porém se não houver organização, bom posicionamento, nosso jogo fica extremamente debilitado. Assim é na nossa vida, quem não é regrado acaba debilitado, desorientado, não consegue crescer.

- Mestre o que seriam os cavalos na nossa vida? - Questiona uma aluna.

- Meu anjo, seriam a nossa perseverança, nossa força de vontade. Nossa habilidade em tratar os obstáculos. Quem usufrui desse sentimento, supera barreiras e consegue abrir mais de um caminho para seguir.

Mestre, o que seriam então os bispos na nossa vida? - Mais um aluno.

- Meu filho, seriam nossa fé, nosso foco, nossa meditação. Apenas estando centrado, conseguimos atingir exatamente o que almejamos, assim são os bispos, peças especialistas, que fazem movimentos específicos e focados, com direção.

- Mestre, e as torres?

- Garoto, as torres são nossa sustentação, nossa família, nossos amigos, nossa casa, nosso refúgio... No jogo elas defendem o Rei e quando atacam são fatais.

- E a dama? - Questiona outro aluno.

- A dama é o nosso amor, a pessoa que escolhemos para estar sempre ao nosso lado. Se cuidamos bem dela, ela é nossa maior arma de defesa e ataque. É aquela que toma a frente quando preciso e que até se sacrifica por nossa causa.

- Mestre, falta o Rei - O primeiro aluno lembra.

- Minhas crianças, o Rei é a nossa alma, nosso coração. Sempre devemos defendê-lo, porém chega uma hora, provavelmente no momento mais difícil, que devemos utilizá-lo para atacar e quem souber manejar seu coração e a sua alma, acaba vencendo sempre.

- Nossa mestre, realmente a vida se parece com o xadrez! Mas mestre e as combinações, a tática, aberturas, defesas, o que são? - Mais um aluno questiona

- Minha criança, às vezes nosso cotidiano nos dá força pra lutar, dá sustentação a nossa mente, dá foco, às vezes dá descanso ao coração e cativa nosso amor. Ás vezes nosso cotidiano é uma arma poderosa, que multiplica as outras coisas. São peões defendendo e atacando. Por vezes precisamos de força de vontade para viver nosso cotidiano, força de vontade para meditar e focar nosso objetivo mesmo estando ele longe, força de vontade para aceitar os defeitos da nossa família, dos nossos amigos, da nossa casa, do nosso amor, precisamos de força de vontade para amar e para vencer. São cavalos defendendo e atacando. Por vezes precisamos de foco no nosso cotidiano, precisamos direcionar nossa força, precisamos prestar atenção na família, nos amigos, na nossa casa, no nosso amor, precisamos dar atenção ao coração. Por vezes precisamos pensar e focar o objetivo, agir com precisão. São bispos defendendo e atacando. Por vezes nossa sustentação dá razão à existência do cotidiano, dá energia, dá equilibro para focar, dá descanso ao nosso amor e ao nosso coração, às vezes nossa sustentação nos leva até a vitória. São torres defendendo e atacando. Muitas vezes, nosso amor está no cotidiano, é o alimento da nossa força, nosso ponto de equilibro e nossa sustentação. Nosso amor é dono do nosso coração e muitas vezes o motivo da nossa vitória. É a dama defendendo e atacando. Na maioria das vezes precisamos colocar nossa emoção pra agir, agir com alma, com coração, abrir o nosso peito e seja o que Deus quiser. Esse é o Rei atacando. Meu filho, as combinações, as táticas, as aberturas, as defesas são na verdade, nada mais do que nosso livre arbítrio, cada decisão sempre afetará diretamente o desenvolvimento de tudo.

Nenhum comentário: