quinta-feira, 20 de novembro de 2008

44 - ESTUDANTES MUNICIPAIS DE CURITIBA – PR. SÃO PREMIADOS NA COPA DE XADREZ


Os estudantes vencedores da sétima edição Copa Escolar de Xadrez serão premiados nesta quarta-feira (19). A cerimônia para entrega de troféus e medalhas será às 19h30, no Colégio Santa Maria. A escola é uma das participantes da competição, que reúne estudantes de escolas públicas e privadas de Curitiba e da região metropolitana em torneio que dura quase todo o ano. Serão premiados os 130 melhores enxadristas.

Entre os vencedores estão 48 estudantes de 17 escolas municipais de Curitiba.
A competição tem seis etapas e cada uma é organizada por uma escola ou instituição participante. Neste ano, aproximadamente 2.800 estudantes de 80 escolas disputaram a Copa Escolar de Xadrez. A maioria das escolas foi da rede municipal de ensino - 40 unidades; a rede estadual teve participação de 18 escolas. Outras 22 escolas particulares tiveram estudantes participando.
A participação das escolas municipais no evento faz parte das estratégias da Prefeitura de Curitiba de difundir e divulgar a prática nas escolas municipais. "A Copa Escolar de Xadrez promove a integração das escolas de Curitiba e Região Metropolitana, a divulgação do xadrez no meio escolar, o surgimento de novos praticantes e a criação de um ambiente que favoreça a prática de uma atividade sadia entre as escolas", diz a secretária municipal da educação, Eleonora Bonato Fruet.
Rede Municipal de Ensino
Em Curitiba, 140 das 173 escolas municipais incorporam o xadrez ao projeto político pedagógico. Isso significa que aproximadamente 18 mil alunos, da educação infantil a 8ª série, aprendem a jogar. O xadrez também está sendo incorporado aos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Já aderiram ao projeto os CMEIs Irmã Doroty Mae Stang, Vila Lorena, e Parolin.
Além de dar apoio com a compra de material, a Secretaria Municipal da Educação treina professores para ensinar o xadrez, que em algumas escolas é tratado como disciplina regular e, em outras, trabalhado no contraturno, como clube de xadrez. As crianças que praticam o jogo demonstram maior capacidade de concentração, memorização e mais facilidade para aprender matemática.
fonte: http://www.parana-online.com.br/editoria/esportes/news/336327/

Um comentário:

Elci Pereira Diniz disse...

Obrigado, coloquei seu link na minha pagina tb.