sexta-feira, 11 de julho de 2008

14 - O Filme O Xadrez das Cores, Portas Curtas-Petrobras

O curta metragem "O Xadrez das Cores"exibido na web pelo site: Portas Curtas-Petrobras, faz parte de uma série de filmes de curta metragem desenvolvidos para serem apresentados nas escolas publicas.
abaixo alguns comentários de profissionais da área de educação falando sobre o curta:

O filme nos possibilitou a reflexão sobre questões tão complexas quanto à discriminação e o preconceito. Ao ser trabalhado em sala de aula (turmas de 6ªs séries) abriu um leque de discussões sobre os temas que levaram a mudança de valores, comportamento e atitudes: ver o preconceito como "fato" e que o mesmo deve ser abolido do nosso convívio; que as relações humanas possam ser de fato vivenciadas de forma respeitosa e harmoniosa, independente da raça, cor, opção sexual ou religiosa; criticar a forma como o racismo no Brasil se apresenta ou "se esconde" e o que nós podemos fazer para mudar essa situação.
Cleonice Eliamara R. Teixeira

Desigualdade, Criminalidade, Racismo, Pobreza e a Falta de Respeito. Todos esses assuntos são tratados no filme Xadrez das Cores, que mostra também a luta e a batalha do negro para poder sobreviver em uma sociedade que tem como herança de um regime escravocrata a sensação de que o branco tudo pode e ele, o negro, não pode nada, nem o direito ao culto religioso que como todos sabemos, no tempo da escravidão era visto de forma pecaminosa, e o sincretismo foi à forma que o negro teve para poder continuar a cultuar seus Orixás. Hoje sabemos que muitas coisas mudaram, contudo sabemos que ainda há muita coisa para fazer e esse filme é uma das formas de continuar a quebrar as barreiras do preconceito.
Shirlei Aparecida Dias Silva

Uma profunda mensagem passada de forma tão singela podendo revelar muita criatividade. O filme é uma grande contribuição para quem está se formando na área de humanas. No curso de Psicologia estamos exercitando uma reflexão do impacto de certos padrões de valores sobre a nossa subjetividade e comportamentos. O preconceito, nas suas nuanças mais diversas, tem sido uns dos temas mais relevantes.O filme, além de ser um importante componente metodológico, nos inspira a repensar a nossa própria maneira de lidar com as diferenças.
Maria de Fátima M. Mariani
.
Filme interessante e ótimo material para se trabalhar o preceito. Um dado interessante também foi à maneira como pode chamar a atenção das crianças para algo construtivo sem precisar falar, apenas tendo uma atitude doce.
Izabel C de Moura Sampaio

Assista agora diretamente do site Portas Curtas Petrobras, o filme: O Xadrez das Cores!

http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=2932

Nenhum comentário: