sábado, 28 de junho de 2008

4 - Bastante interessante! Essas curiosidades! Não?

Karpov venceu seu primeiro torneio internacional (categoria absoluta) em 1967, em Trince, na Tchecoslováquia, o fato pitoresco é que Karpov foi enviado por engano, os soviéticos pensavam que fosse um torneio da categoria junior; mas Karpov deu mostra de seu potencial como futuro campeão mundial e venceu o torneio, os participantes devem ter imaginado 'se o junior fez este estrago, imagine o que fariam os adultos'.

Tartakower, o mais espirituoso dos escritores de xadrez, dividiu os jogadores em 4 categorias:
Jogadores fracos que não sabem que são fracos; são ignorantes - evite-os. Jogadores fracos que sabem que são fracos; são inteligentes - ajude-os. Jogadores fortes que não sabem que são fortes; são modestos - respeite-os. Jogadores fortes que sabem que são fortes; são sábios - siga-os.

Parece coisa de futebol brasileiro... No match de 1978 em Philipinas-Baguio pelo mundial,Karpov levou o parapsicologo, o famoso Dr.Zhoukar,para "hipnotizar" Korchnnoi,e este contra atacou com membros da seita hindu Ananda Marga, para jogar "fluidos" negativos no adversario.E parece que a "hipnoze" funcionou melhor que os "fluidos"...

Você sabe quem sugeriu e o que significam as nomeclaturas para as defesas indias? Se não sabe, foi Kmoch, onde:
Defesa India Antiga - Se os bispos não se desenvolvem por fianqueto. Defesa India do Rei - Se o bispo rei se desenvolve por fianqueto. Defesa India da Dama - Se o bispo dama se desenvolve por fianqueto. Duplo Fianqueto - Se os dois bispos se desenvolvem por fianqueto.

Mikhail Botvinnik quando conquistou o título de Campeão do Mundo pela primeira vez tinha 37 anos (1948-1956),depois reconquistou aos 47 anos (1958-1960) e finalmente voltou a ser Campeão do mundo aos 50 anos(1961-1963) isto quer dizer que manteve o titulo até os 53 anos de idade!"(Para aqueles que acham que ja estao velhos demais para o xadrez...)

O ex-campeão mundial Boris Spasski, um anti-comunista ferrenho que conseguiu emigrar da União Soviética no início dos anos 80, costuma dizer que o stalinismo resistiu muito mais tempo por causa do xadrez, uma vez que todas as reuniões dos intelectuais para conspirar contra o regime acabavam em torneios de xadrez. Na verdade o torneio era uma fachada para as reuniões ilegais, mas se tornava o prato principal dos encontros.

Em 1956 quando Bob Fischer ganhou o Campeonato de Juniores dos EUA recebeu como prêmio uma máquina de escrever portátil e declarou: "Isto é muito mais bonito que ir à escola!" No ano seguinte ganha novamente e adivinha o prêmio.... Uma outra máquina de escrever!!! E por certo não achou muita graça ja que foi o mesmo do ano anterior.

Em 1965 quando venceu pela 1a vez o campeonato brasileiro Mequinho jogava a penúltima rodada com Olício Gadia, quando a partida foi suspensa, então Gadia, convícto que o garoto Mecking não se arriscaria em uma sessão de suspensas já que o empate lhe garantia título, falou: -- Proponho o empate! -- Proponho que o senhor abandone!! - exclamou Mequinho. O riso foi geral entre os assistentes. A seguir, o garoto demonstrou com presteza como ganharia o final. Gadia, muito sem jeito, abandonou na hora. - fonte: Epopéia do Campeonato Brasileiro de Xadrez volume II de Waldemar Costa

O czar Ivan, o Terrivel, gostava tanto de xadrez quer morreu diante do tabuleiro numa partida
Você sabia que O verdadeiro nome de Garry Kasparov é Garry Weinshtein?
Um episodio contado nas Biografias de Lenin. Volodia (apelido familiar de Lenin) e Alexandre Ulianov (seu irmao mais velho) jogavam xadrez quando a sua mae se aproxima e da uma ordem a Volodia. Este responde rudemente e nao interrompeu o jogo.A mae insistiu e obteve nova resposta grosseira. Foi entao que Sacha (apelido familiar de Alexandre Ulianov)disse:"Ou vai fazer o que mammae pediu ou nao jogo mais com voce". So entao Lenin foi cumprir a ordem.
Grunfeld falando de Karpov em 1968 "Este garotinho nunca será um grande mestre, Ele é muito magro."

Botnnivik falando para Kasparov quando rapaz "Nunca será como Alekhine, se deixa que as variantes te governem, em vez de fazer o contrario"
Kim Moiweyevich Weinstein, pai de Kasparov falando sobre seu filho aos 6 anos "Se ele ja sabe o final de jogo, seria melhor ensinar-lhe o começo"

Você sabia que O supercomputador Deep Blue, projetado para enfrentar o campeão mundial Garry Kasparov, pesa 1400 Kg e é formado por 512 processadores trabalhando em paralelo e é capaz de analisar 200 milhões de posições por segundo,o seu consumo é de 846Watts.

Você sabia que a peça que hoje chamamos de torre já foi conhecida como Navio?

Você sabia que a peça que hoje conhecemos como Dama ou Rainha já foi chamada anteriormente de Ministro? Seu nome foi mudado devido ao numero de mulheres que estavam praticando o esporte!

O documento mais antigo, sobre o jogo do xadrez, é provavelmente a pintura mural da câmara mortuária de Mera, em Sakarah (nos arredores de Gizé, no Egito). Ao que parece, essa pintura, que representa duas pessoas jogando xadrez, ou algo semelhante, data de aproximadamente 3000 anos antes da era cristã.

Cálculos matemáticos estabelecem que o rei, partindo da sua casa inicial (E1), e seguindo o caminho mais curto, ou seja, em 7 lances, pode atingir a oitava casa (E8) de 393 modos diferentes.

Um fim de partida com o rei e torre contra rei pode formar 216 posições diferentes de mate, ao passo que um final de rei e dama contra rei, pode formar 364 posições.

Numa partida, após o primeiro lance (saída das brancas e resposta das pretas), podem reproduzir-se 400 posições diferentes. Após os 4 primeiros lances, este número se eleva a 318.979.564.000. após os primeiros 10 lances, o número de posiçõs diferentes é de: 169.518.829.100.554.000.000.000.000.000. (calculando a população da Terra, em 5 bilhões de habitantes, se todos se ocupassem 24 horas por dia, em compor estas posições, na média de uma posição por minuto, levariam apenas: 64.000.000.000.000 de anos!

Dois reis podem ocupar no tabuleiro 3612 posições diferentes. Dois reis e duas peças quaisquer podem forma, aproximadamente, 12.000.000 de posições diferentes. Dez peças: 34.254.125.120.000.000

Em 1950, foi achado o manuscrito árabe de Sarajevo, cópia ao que parece, de um texto do ano 897. O manuscrito pretende que Aristóteles teria aconselhado seu discípulo Alexandre Magno, nos seguintes termos; "Vejo que viajas constantemente. Quando estiveres só, quanto te sentires um estrangeiro no mundo, joga xadrez. Este jogo erguerá teu espírito e será teu conselheiro na guerra."

A partida mais longa, terminada em vitória, é a que Wolf ganhou de Duras (Carlsbad, 1907): 168 lances, durando 22 horas e meia.

O mestre inglês J.H. Blackburne jogou aproximadamente 50.000 partidas em 40 anos: 1860-1900.

O mestre Janowski fez, numa partida, um sacrifício de dama e anunciou a seguir, mate em 10 lances. Idêntica proeza foi realizada por Alekhine numa simultânea, em Paris, 1913.
A Sra. J.W. Gilbert, 1879, numa partida por correspondência com G.H. Gossip, anunciou mate em 35 lances! (Steinitz comprovou a sua exatidão) Possivelmente, este é o mate anunciado de maior número de lances.

O Xadrez é o passatempo favorito de uma tribo que habita as montanhas do Sumatra.

O Xadrez, a Música e a Matemática são os únicos setores da atividade humana em que se conhecem casos de crianças prodígio.

O campeão nacional absoluto mais jovem de todos os tempos e de todas as modalidades esportivas é um jogador de Xadrez. Trata-se do peruano Júlio Granda Zuñinga, campeão nacional aos 6 anos de idade.

Na década de 1980, na ex-URSS, por duas vezes um jogador de Xadrez foi eleito atleta do ano, destacando-se entre praticantes de todas as outras modalidades. Foram eles: Anatoli Karpov (1981) e Garry Kasparov (1985).

O Xadrez é o único esporte em que uma mulher conseguiu conquistar um campeonato nacional numa competição mista contra homens. Trata-se da campeã húngara Judit Polgar, considerada a melhor jogadora de todos os tempos.

O Xadrez é a única modalidade esportiva que permite a uma pessoa enfrentar grande número de adversários ao mesmo tempo, em condições de aproximada igualdade.
Segundo o presidente da FIDE (Fédération Internationale Des Échecs), existem atualmente cerca de 500 milhões de pessoas que jogam Xadrez.

Estima-se em 8 milhões o número de jogadores filiados à Federação Russa de Xadrez.
O Xadrez é disciplina escolar obrigatória na Romênia e as notas em Matemática dependem em 33% do desempenho no Xadrez.

Uma pesquisa feita com os melhores atletas de diversas modalidades esportivas inclusive jogadores de tênis de mesa, goleiros de futebol e artistas marciais, revelou serem os jogadores de Xadrez os que possuem reflexos mais rápidos.

Certa vez dois jogadores de xadrez disputando uma partida oficial, começaram a chutar um ao outro, necessitando colocar uma divisória embaixo da mesa para que a partida pudesse recomeçar.

Embora algumas pessoas relutem em aprender Xadrez, por considerá-lo um jogo difícil, há casos de crianças com menos de 4 anos que aprendem jogar apenas assistindo a outras pessoas. Portanto, se você ainda não joga Xadrez, agora não há mais desculpa! Aprenda já.

fonte: CEX.ORG.BR

Nenhum comentário: